História, perguntado por annaaclarat, 11 meses atrás

Explique a crítica feita ao processo eleitoral na república velha

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por douglasbrt69
2

Acredito que a charge passe a ideia de que as eleições nessa epoca eram fraudulentas, onde é nitido que a "Política" está lendo o "papel da fraude"


RaposaGames179: O eleitor chegava a uma sessão improvisada na igreja de sua cidade, postava-se diante da mesa eleitoral, dizia seu nome e anunciava seu voto em voz alta. Um dos integrantes da mesa, escolhido pelo prefeito do local, anotava o nome do candidato sem verificar a identidade do votante. O hábito de escrever os votos originou o termo bico de pena, como ficou conhecido o processo eleitoral brasileiro durante a República Velha (1889-1930).
annaaclarat: boa
RaposaGames179: obrigada!!!!
annaaclarat: nada ^^
Respondido por jardyelejimin
1

Resposta:

A República Velha iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.

Após a Proclamação da República, Deodoro da Fonseca foi escolhido como presidente provisório. Em 1891, o marechal foi eleito presidente do Brasil para um mandato de quatro anos, mas renunciou ao cargo e foi sucedido pelo seu vice, o marechal Floriano Peixoto, que permaneceu no cargo até o ano de 1894. Esse período de 1889 a 1894, em que o país foi governado por dois presidentes militares, é conhecido como República da Espada.

Perguntas interessantes