Explique a crise politica do primeiro reinado.
Soluções para a tarefa
A opinião pública começou a reagir contra o imperador, entre outras razões pela morte de D. João VI em 1826, sendo D. Pedro I o legítimo herdeiro do trono português. Após a morte do pai, Pedro envolveu-se crescentemente na questão sucessória em Portugal. Para os portugueses, era o herdeiro da Coroa. Para os brasileiros, o imperador não deveria ter vínculos com a antiga metrópole pois, ao proclamar a Independência, havia renunciado à herança lusitana. Depois de muita discussão, o imperador formalizou sua renúncia e abdicou do trono de Portugal em favor de sua filha mais velha, Maria da Glória.
Apesar de ter renunciado ao trono de Portugal em favor da filha, a oposição liberal brasileira continuou pressionando-o, principalmente diante do envolvimento do imperador, no plano externo, com os problemas advindos dessa sucessão. A situação agravou-se, no plano externo, com a perda da Província Cisplatina (1828).
No plano interno, o imperador passou a enfrentar diversos problemas, tais como as dificuldades financeiras advindas da falência do primeiro Banco do Brasil (1829) e a inflação ocasionada pela elevação dos preços dos alimentos, a situação familiar do imperador após o falecimento de sua primeira esposa, Imperatriz Dª. Maria Leopoldina (1826), diante do envolvimento com a sua amante a Marquesa de Santos, o assassinato do jornalista Líbero Badaró em São Paulo (1830), executado por policiais ligados ao império (Dom Pedro foi responsabilizado pela morte), e o constante apoio pedido pelo governante aos burocratas e militares do setor português, gerando conflitos entre portugueses e brasileiros.
D. Pedro primeiro procurou então apoio nos setores portugueses que instalara no Brasil na burocracia civil-militar e no comércio das principais cidades. Com a sua imagem cada vez mais desgastada perante a opinião pública brasileira, as manifestações de protesto eram reprimidas com violênciaA crise política do Primeiro Reinado está ligada a Guerra da Cisplatina, conflito extremamente impopular no Brasil em que o país lutou para manter o controle sobre a província Cisplatina, mas que causou grande crise econômica, defasagem dos cofres públicos.
A Crise do Primeiro Reinado e a Guerra da Cisplatina
Este conflito ocorreu entre 1825 e 1828 e com os gastos excessivos da guerra, o Brasil sofre com uma crise econômica e política. Contribuindo com a impopularidade de D. Pedro, para sua abdicação ao trono em 1831, o que pôs fim ao Primeiro Reinado.
Confira mais informações sobre Primeiro Reinado aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46977002
#SPJ2