Geografia, perguntado por brendardr12, 1 ano atrás

Explique a crise econômica que a Romênia passou na decada de 1980.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabricioleche
1
A Romênia aproximou-se do regime soviético em 1947, quando o Partido Comunista Romeno ganhou as eleições, formando uma República popular que forçou a abdicação do Rei Miguel que se refugiou no exílio.

A partir da década de 1960, a política do Partido Comunista Romeno distanciou-se da URSS, principalmente após a subida ao poder de Nicolau Ceausescu, em 1967. Ceausescu recusou-se a apoiar a invasão soviética à Tchecoslováquia em 1968. Esses posicionamentos fizeram com que o Ocidente evitasse a oposição direta ao regime romeno. Porém, Ceausescu matinha uma repressiva ditadura na Romênia, garantida pela ação violenta de espionagem e repressão por parte da polícia política, a Securitate.

Além da repressão e apesar dos investimentos estrangeiros na década de 1970, pairou sobre os romenos uma dura crise econômica na década de 1980, o que proporcionou o crescimento da insatisfação contra o regime de Ceausescu. Na cidade de Timisoara, capital do Banat, uma manifestação ocorrida em 16 de dezembro foi duramente reprimida pela Securitate, resultando em dezenas de mortos. Após o ocorrido, os habitantes da cidade revoltaram-se contra o regime de Ceausescu.
Perguntas interessantes