Explicite a importância das feitorias para a manutenção do controle mercantil português sobre as terras africanas e asiáticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino.
Explicação:
Os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
As feitorias eram importantes pois serviam tanto de entreposto comercial quanto serviam de portos seguros para as embarcações portuguesas.
As feitorias eram geralmente pequenas cidades fortificadas que os portugueses construíam em regiões costeiras. Lá eles estabeleciam contatos comerciais com a população local, realizando o comércio (por meio dos navios portugueses, que passavam lá de tempos em tempos) de bens locais por outros, raros naquela região, que os navios traziam.
Como eram portos, elas serviam para reparar as embarcações portuguesas nas longas e perigosas viagens que faziam, servindo também como uma "porta de entrada" de Portugal naquele território.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/327337