Explicar porque Aristóteles afirma que a política é finalidade última do ser humano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aristóteles afirmava que, além do ser humano ser um animal racional, ele é um animal social ou político. Na verdade ele associa essas duas coisas por um motivo simples. O ato mais específico que leva a razão é a socialização. Os animais, não possuindo razão, também não são capazes de criar uma sociedade real ou uma política, mas apenas um gregarismo instintivo.
Isso para explicar que ele associa a razão com a socialização.
Agora, porque ele diz que essa é afinalidade do ser humano: Porque ele afirma que a falicidade está em praticar aquilo que há de mais elevado numa natureza. Assim, se o que há de mais importante numa maceeira é dar maçâs, e é isso que a gente espera, ele será "feliz" dando maçãs, mais do que dando simplesmente folhas pois as maçãs para ela são um ato específico e o mais elevado que sua natureza permite.
No caso do homem o que há de específico e mais elevado é a razão, e junto com ela a capacidade política, de forma que é essa a causa de alegria verdadeira no homem, segundo Aristóteles.
Como a finalidade primária do homem é a felicidade e o exercício da política causa essa felicidade, logo a finalidade última do homem é política.
Não sei se está muito prolixo... espero que seja útil.