Contabilidade, perguntado por gabyyzinhxdd, 10 meses atrás

Expansão da cana-de-açúcar

Desde o advento do carro flex, o setor agrícola brasileiro vem sendo marcado por um novo ciclo no plantio da cana-de-açúcar para obtenção do álcool combustível, não apenas para substituição do petróleo devido à elevação dos preços internacionais, mas por questões relacionadas às mudanças climáticas, já que o etanol é uma fonte alternativa de energia renovável e menos poluidora. Dentre as fontes de energia usadas no Brasil, a cana-de-açúcar passou a ser a segunda matriz energética, superando a energia hidráulica, atrás apenas do petróleo.
O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar e exportador de açúcar do mundo gerando mais de 2 bilhões de dólares por ano na balança comercial brasileira. A região Centro-Sul tem uma participação aproximada de 90% do total da produção de cana-de-açúcar no Brasil. O Estado de São Paulo é o maior produtor, sendo responsável por mais de 60% de toda produção nacional de açúcar e etanol e, também, por mais de 70% das exportações. A região de Ribeirão Preto é responsável por 45% do total produzido no estado e vários outros municípios têm grandes áreas de plantio com diversas usinas instaladas, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Nos últimos anos, a crescente importância socioeconômica da cultura canavieira vem refletindo um aumento bastante significativo de área plantada, com destaque para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Fonte: Revista Cultivar (19 de ago. 2019)

Ainda, no cultivo da cana de açúcar, em algumas regiões do nosso país, é possível verificar a ocorrência das “queimadas de cana-de-açúcar”, as quais tem como objetivo eliminar as folhas secas, avaliadas como descartáveis, com o intuito de facilitar a colheita.

Considerando os aspectos ambientais bem como custo-benefício do processo de cultivo e colheita, deixe seu comentário sobre o procedimento em questão, afinal as “queimadas de cana-de-açúcar”, prejudica o meio-ambiente? É legal ou ilegal executar essas queimadas? Existe alguma alternativa para evitar essas queimadas? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
0

As queimadas da cana de açúcar, prejudicam o meio ambiente pois libera uma quantidade muito grande de fuligem no ar podendo ser carreada e transformando em problema para a população.

A queimada é uma pratica com data para acabar pois há uma lei que estipula que as mesma acabem ate 2021 para áreas que usam maquinas e 2031 para áreas que não usam maquinas.

Assim uma forma de acabar com o uso dessa pratica é o uso de variedades que consigam desprender a folha ao longo do seu crescimento, sendo assim diminuído, o acumulo de folha e assim não se fazendo uso dessa pratica.

Perguntas interessantes