Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, que passam a ser questionadas, pois começa a ocorrer o crescimento da economia e da burguesia europeia. Com tal crescimento, surge uma equivalente demanda pela ampliação de direitos civis e políticos desta camada social. Assim, o poder que se encontrava concentrado no soberano até então, passa a ser progressivamente compreendido como uma afronta à liberdade individual e o estabelecimento de limites para a intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva passa a ser vigorosamente defendido.
Com base nesse contexto, identificamos que o liberalismo político reduz as funções do Estado, que passa a ser classificado como:
Alternativas:
a)
Estado mínimo ou de policia.
b)
Estado médio ou de imposição.
c)
Estado soberano ou de colonia.
d)
Estado feudal ou de classe.
e)
Estado inferior ou de renda.
2)
Soluções para a tarefa
Resposta: D
Explicação:
É correta a alternativa A, já que os modelos políticos liberais defendem que o papel do Estado seja reduzido ao menor número possível de funções, sendo afastado do dever de conduzir e controlar a economia e limitado a garantir a segurança dos cidadãos livres e o respeito às leis.
Neste "Estado Mínimo" liberal há espaço, então, para as forças policiais, que vigiam internamente os seus cidadãos e garantem que o direito a propriedade seja respeito, assim como os outros direitos fundamentais, e há espaço para as forças militares, que protegem as fronteiras do país. Neste modelo não há espaço, contudo, para escolas e hospitais públicos, que são vistos como "gastos desnecessários" e que deveriam ser organizados pela lógica de mercado e pela iniciativa privada,
Mais sobre o conceito em:
https://brainly.com.br/tarefa/6409805