História, perguntado por brasileiroswar86, 6 meses atrás

Existem várias entidades e orixás nas religiões afro-brasileiras. Essas, ainda que com variações regionais, identificam-se aos santos católicos. “Oxóssi”, o rei da caça, é associado a “São Jorge” e “São Sebastião”. “Iemanjá”, a deusa dos grandes rios, dos mares e dos oceanos, e, tida na umbanda como a mãe de muitos orixás, identifica-se com a santa católica “Nossa Senhora da Conceição”, que é uma das variantes da “Virgem Maria”. A orixá “Iansã”, dada no candomblé e na umbanda como deusa dos raios, ventos e tempestades, assemelha-se a “Santa Bárbara”. Xangô, que para candomblecistas e umbandistas é deus do trovão e da justiça, associa-se ao santo “São Jerônimo”. Ogum, na umbanda e no candomblé atua enquanto orixá da guerra, é o que tem poder para abrir caminhos na vida, e, por isso associa-se a “Santo Antônio”, ou ainda, ao santo guerreiro “São Jorge”. E, por fim, tem-se ainda Oxalá, visto na umbanda e no candomblé enquanto divindade que criou a humanidade, e, portanto, identifica-se com uma figura central ao cristianismo, que é Jesus Cristo.
Com base nas informações contidas no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.O conceito que assinala as relações expressas acima é nominado de “sincretismo religioso”. Entretanto, aqui, esse sincretismo religioso não foi exitoso, pouco aconteceu, aliás, é causa da Umbanda e o do Candomblé não serem hoje oficialmente reconhecidas enquanto parte das religiões brasileiras.
PORQUE
II. No Brasil, esse conceito foi decisivo para que as práticas religiosas das populações escravas e seus descendentes pudessem resistir em meio a um contexto de não liberdade religiosa que prevaleceu durante o Brasil Colonial, pós 1822, e, mesmo em princípios do Brasil Republicano.

Acerca dessas asserções, considere a opção correta.


Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II , uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II , uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por josimarsouzasaj
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Resposta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II , uma proposição verdadeira.

Explicação:

A proposição  1 é falsa porque as religiões de matriz africana sofreram sincretismo religioso.

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