Existem várias classificações para as pesquisas, conforme estudos e propostas de diferentes autores da metodologia científica. Portanto, podemos encontrar autores que defendem uma classificação mais moderada. Gil (2002), classifica as pesquisas com base em seus objetivos e com base nos procedimentos técnicos utilizados. Referência: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Considerando a classificação de uma pesquisa quanto aos tipos de procedimentos técnicos utilizados, relacione os tipos de procedimentos técnicos com suas definições: Tipos de Procedimentos Técnicos: 1.Pesquisas bibliográficas. 2.Pesquisas documentais. 3.Pesquisas experimentais. 4.Estudos de campo. 5.Estudo de caso.Definições:
A. São pesquisas que utilizam fontes documentais para a construção do entendimento sobre o objeto de estudos. Vale-se normalmente de material que ainda não recebeu tratamento analítico, ou outras fontes documentais, tais como publicações em Diário Oficial, registros oficiais de uma organização etc.
B. São pesquisas que selecionam as variáveis capazes de influenciar um objeto, definindo formas de controle e de observação dos efeitos que elas provocam. Os teóricos das ciências sociais e humanas afirmam que os fenômenos sociais não são passíveis desse tipo de condição.
C. São pesquisas desenvolvidas com base em material já elaborado, sistematizado, tais como livros, artigos científicos, pesquisas já elaboradas e publicadas. Todos os estudos exigem esse tipo de trabalho, porém existem pesquisas que são realizadas somente a partir de fontes bibliográficas. São bastante comuns em estudos exploratórios.
D. São pesquisas que focam em uma comunidade, sendo desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e realização de entrevistas com informantes. São muito utilizadas na área da administração.
E. São pesquisas que visam analisar exaustivamente uma situação, dentro do seu contexto real. O objetivo desse tipo de pesquisa é o detalhamento de um ou poucos objetos que tenham as mesmas características, com vistas a serem considerados como um caso. Nem sempre esses estudos são conclusivos.
Assinale a relação correta:
Alternativas:
a)1-A; 2-B; 3-C; 4-D; 5-E.b)1-C; 2-A; 3-B; 4-D; 5-E.c)1-D; 2-C; 3-B; 4-E; 5-A.d)1-B; 2-C; 3-D; 4-A; 5-E.e)1-C; 2-D; 3-A; 4-E; 5-B.Soluções para a tarefa
1. Pesquisas bibliográficas
São pesquisas desenvolvidas com base em material já elaborado, sistematizado, tais como livros, artigos científicos, pesquisas já elaboradas e publicadas. Todos os estudos exigem esse tipo de trabalho, porém existem pesquisas que são realizadas somente a partir de fontes bibliográficas. São bastante comuns em estudos exploratórios.
*São pesquisas baseadas em autores já reconhecidos e artigos publicados, de fontes confiáveis.
2.Pesquisas documentais
São pesquisas que utilizam fontes documentais para a construção do entendimento sobre o objeto de estudos. Vale-se normalmente de material que ainda não recebeu tratamento analítico, ou outras fontes documentais, tais como publicações em Diário Oficial, registros oficiais de uma organização etc.
*É o tratamento analítico feito em base de documentos ou arquivos ainda não processados.
3.Pesquisas experimentais.
São pesquisas que selecionam as variáveis capazes de influenciar um objeto, definindo formas de controle e de observação dos efeitos que elas provocam. Os teóricos das ciências sociais e humanas afirmam que os fenômenos sociais não são passíveis desse tipo de condição.
*São pesquisas baseadas em metodologia científica que buscam estudar um fenômeno.
4.Estudos de campo.
São pesquisas que visam analisar exaustivamente uma situação, dentro do seu contexto real. O objetivo desse tipo de pesquisa é o detalhamento de um ou poucos objetos que tenham as mesmas características, com vistas a serem considerados como um caso.
* São pesquisas realizadas em campo a partir da observação e estudo do fenômeno.
5.Estudo de caso.
São pesquisas que focam em uma comunidade, sendo desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e realização de entrevistas com informantes. São muito utilizadas na área da administração.
*Analisa uma situação específica onde é estabelecido um problema a ser estudado e a partir de observação e entrevistas com informantes.
*São pesquisas realizadas