Química, perguntado por MimRangel4843, 1 ano atrás

Existem razões econômicas para que alguns países ainda resistam em cumprir as metas de redução de emissões de CO2.


Explique qual é a relação entre as questões econômicas, o aquecimento global e as fontes renováveis de energia e dê sua opinião a respeito.

Soluções para a tarefa

Respondido por ronaldots96pabsjf
51

Olá!


A principal razão econômica que leva alguns países a não aderirem à política de redução de emissão de CO₂ se da pela dificuldade - e alto custo - da fiscalização por parte do governo quanto a emissão das industrias. Da parte do empresário, aderir esta política significaria a instalação de filtros mais potentes, maior controle ou modificação de métodos de produção, além de treinamento especializado de funcionários, o que demandaria tempo e custo.


Haja vista a barreira econômica, imposta por governantes e empresários, temos que os países que mais liberam CO₂ na atmosfera são também os que mais sofrem diretamente com os impactos do aquecimento global. Como já é de domínio público, a alta concentração de CO₂ na atmosfera resulta no que chamamos de Efeito estufa. É verdade que sem CO₂ na atmosfera não haveria vida, haja vista que o gás é responsável por parte da retenção da temperatura do planeta. Contudo, os métodos de retirada de gás carbônico do ar são muito complexos e caros.


Portanto, tendo em vista a impossibilidade de diminuição do CO₂ já presente na atmosfera, a melhor solução que temos ao nosso alcance é a diminuição de emissão do gás. Para isso temos a possibilidade do uso de fontes renováveis de energia, que possibilitam abaixarmos drasticamente essa emissão.


Na minha opinião, a utilização de fontes renováveis é o futuro do nosso planeta, quer queiramos ou não. As demais fontes energéticas (não renováveis) além de mais poluentes um dia se esgotarão. Então quanto mais usarmos estas fontes, mais próximos estaremos de colapso social (falta de combustível) mais estaremos poluindo nosso planeta, que por sinal é o único que temos.


Espero ter ajudado e conseguido passar a ideia.

Perguntas interessantes