Existem princípios básicos que devem ser seguidos para a produção de uma boa interface, entre eles:
Princípio da Familiaridade com o Usuário
Princípio da Consistência
Princípio do Mínimo de Surpresa
Princípio da Facilidade de Recuperação
Princípio da Orientação do Usuário
Princípio da Diversidade de usuários
A metáfora do Windows para apagar arquivos em que o usuário arrasta um ícone até o ícone da lixeira, tem relação mais diretamente com o princípio da:
A: Orientação do usuário
B: Temporalidade
C: Mínimo de surpresa
D: Familiaridade do usuário
E: Diversidade de usuários
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
A ideia aqui é lembrar que os usuários não devem ser forçados a se adaptar a uma interface.
Em lugar disso, a interface sim é que deve se adaptar ao usuário, por exemplo, utilizando termos familiares ao usuário nas mensagens que o usuário recebe.
Isso implica, por exemplo, que as camadas mais técnicas da implementação básica da interface, por exemplo, quando envolvem arquivos e estrutura de dados, devem estar completamente ocultas do usuário final.
Dito de outro modo, a interface deve respeitar aquilo que o usuário já tem de experiência e não forçá-lo a aprender algo que poderia ser feito de forma mais intuitiva. Um exemplo é o ato de descartar arquivos usando a lixeira.
Não por acaso, a metáfora da lixeira é usada na interface do Windows. O movimento de arrastar documentos até a lixeira para apagar arquivos é exemplo de aplicação do princípio da experiência do usuário, assim como a própria aparência da lixeira na tela do Windows.
Resposta:
Explicação:D: Familiaridade do usuário