Existem possíveis substâncias (remédios) que estão sendo estudadas
como fármacos para o combate ao Corona vírus? A eficácia é comprovada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o início da pandemia, cientistas de diversas partes do mundo têm estudado possíveis tratamentos para a COVID-19. Dentre eles estão vacinas, antirretrovirais e até procedimentos que utilizam células de cordão umbilical. No Brasil, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) testa dois medicamentos que parecem promissores no tratamento da doença, mas os especialistas ainda não estão divulgando os nomes das substâncias, para evitar automedicação por parte da população.
A pesquisadora Daniela Trivella, do CNPEM, diz que estes medicamentos têm preços acessíveis e são bem tolerados em geral. Em duas semanas, o grupo terá resultados para prever testes clínicos em pessoas infectadas com o vírus, uma pesquisa realizada com iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além destes dois medicamentos, analgésicos, anti-hipertensivos, antibióticos, diuréticos e outros também estão sendo avaliados no Brasil.
Medicamentos já conhecidos também estão sendo estudados no combate ao novo coronavírus. A cloroquina e a hidroxicloroquina estão entre as substâncias estudadas mais populares. As pesquisas em andamento têm focado em pacientes com casos menos graves, pois se acredita que são nesses pacientes que o medicamento surte mais efeito. Apesar de ainda não ter eficácia científica comprovada, o tratamento com cloroquina resultou em melhora para alguns pacientes, quando combinado com o antibiótico azitromicina.