Existem perigos no uso de produtos químicos domésticos
Soluções para a tarefa
SIM... MUITO !!!!“Água oxigenada com lanolina. E, atenção: contém Peróxido de Hidrogênio”. Quem não entendeu o que está escrito aí levante a mão. Este é o rótulo da água oxigenada, muito usada por mulheres para descolorir o cabelo e pêlos. Mas, muitas não entendem o que o “Peróxido de Hidrogênio” pode causar durante seu uso. Outras, até sabem porque levam em consideração as orientações de uso. O problema é que mais de 100.000 produtos químicos disponíveis no mercado não foram sujeitos a testes.
Esse dado revela que é impossível avaliar o seu impacto na saúde humana. São sabonetes, brinquedos, produtos de limpeza e estética que fazem parte do cotidiano dos consumidores. Alguns riscos associados à utilização de químicos domésticos são até conhecidos como doenças cancerígenas, disfunções hormonais, acumulação de teores de produtos químicos no organismo, corrosão por ácidos e queimaduras. Mas a maneira correta de manipular os produtos não é praticada.
Os famosos: “Q’boa” e pó descolorante
A água desinfetante, ou alvejante, mais conhecida pela marca tradicional de mercado, Q’boa, é um dos produtos de limpeza domésticos mais utilizados. Ela é normalmente fabricada à base de hipocloritos, ou seja, elementos corrosivos, irritantes e que causam queimaduras na pele, olhos e dificuldade respiratória. Além disso, existe a soda cáustica, que é o hidróxido de sódio. Se ingerido acidentalmente, pode destruir o esôfago e danificar o estômago.
Mesmo com esses riscos, a dona de casa insiste em misturar o alvejante na água e jogar no piso da casa para limpar, mas sem nenhum tipo de proteção nas mãos e nos pés. “Eu me considero exceção porque até para lavar louças com detergente utilizo luvas”, comenta Sirley Faria, dona de casa. Existem ainda, algumas combinações químicas que são muito perigosas e que várias pessoas não sabem. A Q’boa, por exemplo, se misturada a algum tipo de amônia, libera uma fumaça com o mais alto grau de toxidez.
Por falar em amônia, o sal amoníaco, ou o pó descolorante, popularmente conhecido, é tão volátil, ou seja, muda de estado físico tão rapidamente que, mesmo encontrado em solução, misturado com algo líquido, pode causar danos respiratórios por liberar gases tóxicos. Ele também é um dos produtos mais danosos aos olhos e pelo. Quando usado para descolorir os pêlos, o cuidado redobra porque o contato com a pele é direto e, sérias lesões, podem aparecer.
Por que é tão difícil seguir as instruções?
O principal motivo para o incorreto manuseio dos produtos químicos domésticos é a falta de atitude das donas de casa de não seguirem as regras do rótulo. Usar luvas, calças sapatos, não ficar com o produto muito tempo no corpo, não inalar muito de perto são alguns pontos que exemplifica um correto comportamento dos usuários das mercadorias. “A maioria das donas de casa, ou do lar, ignoram as regras do rótulo e usam os produtos de qualquer maneira, ás vezes por causa do pouco tempo, outras por preguiça e outras por não conhecerem, realmente“ relata a Presidente da Associação das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos.
A outra forte constatação é que, essa falta de conhecimento é reflexo de rótulos mal elaborados e com excesso de termos técnicos, o que não adianta para a grande maioria da sociedade. “As donas de casa têm muita dificuldade de saber o que cada substância pode causar”, afirma Maria. Mesmo tendo o conhecimento básico sobre alguns conceitos químicos, as pessoas ainda se assustam quando descobrem o que um determinado produto pode fazer dentro de sua casa. “Fiquei surpresa quando descobri que o ‘Bom Ar’ é inflamável, pode pegar fogo, além de fazer muito mal para o meio ambiente”, diz Ludmilla Daks, universitária.
Kiboa com e detergente não é suco!!!!