Ed. Física, perguntado por jainaranascimento, 1 ano atrás

Como os anabolizantes atingem o figado

Soluções para a tarefa

Respondido por alex70892
2

Uso de anabolizantes injetáveis ou comprimidos pode causar insônia, acne, esterilidade, AVC e câncer

 

Respondido por lunasts230
1
O hepatologista e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná lembra que o fígado é um órgão esponjoso, responsável por filtrar o sangue do organismo e que nesse processo, quando alguém faz uso desses hormônios, o fígado inevitavelmente sente os impactos.

“A peliose, por exemplo, é uma doença hepática vascular induzida por drogas diversas”, explica, pontuando que os anabolizantes sobrecarregam as funções do órgão, bloqueando a saída do sangue do fígado.

Os vasos sobrecarregados se rompem, provocando uma hemorragia. “A doença pode ainda se associar a uma cirrose, a ruptura espontânea do fígado e a presença de tumores”, diz o médico. 

Na maioria das situações de peliose hepática, não há sintomas claros, em outros casos, porém, a doença evolui com icterícia(síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas), aumento do fígado e insuficiência hepática, além de tumores.

Os esteroides androgênicos (anabolizantes), em especial os esteroides 17-alfa-alquilados, principalmente se utilizados acima de 40 ou 80 meses, são as drogas que mais frequentemente causam a peliose, mas além delas é comum observar o efeito das azatioprina, 6-tioguanina, cloridro de vinil e derivados do arsênico. Cerca de 75% dos casos ocorrem em homens de todas as idades, principalmente em adolescentes.

 “Com o diagnóstico e a suspensão do uso dos anabolizantes, as lesões tendem a desaparecer”, finaliza o médico Raymundo Paraná.
Perguntas interessantes