“Existem na alma, por natureza, uma parte que comanda e uma parte que é comandada, partes as quais correspondem, acreditamos, virtudes distintas, pois uma é provida de razão e a outra desprovida. É evidente que assim se passa também, com as demais coisas: por natureza, na maior parte dos casos, há o que comanda e o que é comandado. O homem livre comanda o escravo, da mesma forma que o macho à fêmea e o adulto à criança. E, todavia, as partes da alma existem em todos, mas existem de maneira diferente: o escravo está totalmente privado da parte deliberativa, o sexo feminino a possui mas sem a possibilidade de decisão, a criança a possui mas incompleta. [...] É preciso concluir que todas as categorias sócias tem sua virtude própria; como diz o poeta a propósito da mulher: o ornato da mulher é o silêncio. Mas isto não se aplica ao homem. E como a criança é um ser incompleto, é evidente que sua virtude não se refere a si própria, mas a seu fim, isto é, aquele que a dirige. Estabelecemos que o escravo é útil às necessidades da vida. [...]” (ARISTÓTELES, 2006, 1260).
A respeito do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A escravidão na Grécia Antiga não era questionada, era vista como algo natural e o escravo era fundamental em atividades, principalmente manuais. O escravo ainda fazia parte do oikos, e alguns poderiam possuir garantias de sobrevivência melhores do que as de um camponês livre.
PORQUE
II. A mulher possuía um status semelhante ao do escravo, completamente submetida ao homem, mas não exercia trabalhos semelhantes àquele.
Sobre as asserções, é correto afirmar:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Respondido por
0
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás