Existem muitas discussões sobre qual o melhor curso superior a ser feito para aqueles que querem tentar uma carreira no serviço público. Na maioria dos casos, no entanto, um curso superior específico não é exigência para grande parte das vagas disponíveis. É o que comenta uma especialista, em entrevista transcrita a seguir:
Tem dúvidas sobre como estudar para diferentes áreas de concursos? Veja dicas.
Na coluna em vídeo desta semana, a especialista Lia Salgado responde perguntas dos internautas sobre estudar para concursos em diferentes áreas e órgãos. Lia também fala sobre oportunidades para áreas específicas e sobre a formação exigida em concursos de nível superior.
1) Concurso fora da área de formação
O internauta Leonardo Cunha é formado em geografia e não encontra concursos para a sua área de formação. "Existem boas alternativas para qualquer área de formação? É mais interessante me preparar para um concurso específico ou existe uma forma de preparar para uma categoria?", pergunta.
Lia lembra que se o candidato quiser permanecer na sua área, a Petrobras e suas subsidiárias abrem vagas para geografia. "Mas, a maioria dos concursos não exige formação específica. É aberto para qualquer área de formação", diz a especialista. Ele terá que se preparar e estudar todo o conteúdo necessário.
A opção de se preparar para uma área de concursos é a mais indicada, segundo a colunista. Dessa forma, o internauta não coloca todas as suas fichas em apenas uma oportunidade. "Quando tiver um edital interessante, ele pode incluir as disciplinas específicas e com isso, ele terá um bom leque de possibilidades.", afirma Lia.
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015.
A respeito dos temas tratados na reportagem, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A especialista consultada nega, durante o texto, que exista qualquer vantagem em possuir um diploma em uma determinada área de atuação e se buscar uma vaga dentro desta área.
b. O fato de “não exigir formação específica” faz do concurso a opção mais viável a todos os profissionais formados.
c. A formação é, na maioria das vezes, o ponto de partida da carreira e não o objetivo final. Sendo assim, o curso de graduação indica a porta de entrada e não qual será, necessariamente a carreira a ser seguida no futuro profissional.
d. Ainda que não esteja explícito no texto, é possível inferir que o curso de direito é o melhor para quem pretende seguir carreira no serviço público.
e. Desde que tenha um diploma de nível superior, o candidato pode concorrer a qualquer vaga no serviço público.
2) Passar em um concurso concorrido não é tarefa fácil. A seguir é relatado o caso do estudante de 17 anos que foi aprovado em segundo lugar enfrentando mais de 7 mil concorrentes. Leia a reportagem.
Estudante de 17 anos é aprovado em 2º lugar no concurso do TRE de RR
Ianh Martins enfrentou 7 mil concorrentes em prova para técnico judiciário.
Jovem se preparou por quatro meses: 'Estudava oito horas por dia', diz.
Ianh Coutinho, de 17 anos, estudou oito horas por dia durante quatro meses para ser aprovado em 2º lugar no concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que ocorreu em março deste ano.
(Foto: Emily Costa/ G1 RR)
Aos 17 anos e no segundo semestre do curso de Direito, o jovem Ianh Coutinho queria estabilidade financeira e por isso resolveu fazer o primeiro concurso público. Para tornar o sonho real e conquistar uma das quatro vagas ofertadas para a função de técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), estudou oito horas por dia durante quatro meses. Resultado: venceu mais de 7 mil concorrentes e conquistou o 2º lugar do concurso.
"Quando comecei a estudar, não sabia nem como as questões de concurso eram feitas. Eu achava que era igual a vestibular. Então, primeiro entendi como funcionam essas provas e depois que aprendi a resolver prova de concurso, comecei a estudar as matérias cobradas pelo edital", disse Coutinho. O salário do cargo de técnico judiciário do TRE chega a R$ 5.425,79.
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015.
Baseado no texto, as duas palavras que podemos identificar como fatores críticos para o sucesso do jovem estudante são:
Escolha uma:
a. Atenção e ganância. A remuneração alta foi a grande motivação para continuar estudando.
b. Persistência e criatividade já que o candidato foi original em criar um método de estudo inovador e criativo que lhe garantiu o sucesso.
c. Sorte e dedicação já que foi preciso cair aquilo que o candidato sabia para poder ser aprovado no concurso.
d. Técnica e dedicação. Se por um lado o candidato procurou criar sua técnica de estudo, por outro foi preciso somar a isso uma grande parcela de dedicação.
e. Superação e competição. O candidato superou a tudo e a todos pelo prazer de competir e ser superior aos demais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
QUESTÃO 1 --> Ainda que não esteja explícito no texto, é possível inferir que o curso de direito é o melhor para quem pretende seguir carreira no serviço público.
QUESTÃO 2 --> Técnica e dedicação. Se por um lado o candidato procurou criar sua técnica de estudo, por outro foi preciso somar a isso uma grande parcela de dedicação.
QUESTÃO 2 --> Técnica e dedicação. Se por um lado o candidato procurou criar sua técnica de estudo, por outro foi preciso somar a isso uma grande parcela de dedicação.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás