A atividade física contribui para a redução dos riscos de desenvolvimento de algumas doenças, quais são elas?
Soluções para a tarefa
Resposta:A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, a uma melhor
promoção saúde para a população. Desta forma, a participação em programas de
atividades físicas é uma maneira na redução e prevenção de inúmeras patologias.
Destacando-se em um contexto de saúde publica, pode-se observar um aumento de
mortalidade causado por doenças crônicas degenerativas (DCD). Assim, esta
pesquisa tem o cunho objetivo investigar número/mês de medicamentos fornecidos
por uma distribuidora (farmácia) no município de Cachoeira do Sul. Os resultados
permitem concluir que a um número significativo de medicamentos fornecidos às
pessoas quais possuem estas patologias: obesidade: 2 medicamentos; diabetes: 108;
hipertensão arterial: 464; osteoporose: 22; e artrite: 62. Neste contexto a participação
em programas de AF melhora a qualidade de vida e é de suma importância para
prevenção e tratamento das DCD.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Câncer
Indo adiante com as recomendações de exercícios e aliar atividade física e saúde, a prática regular de um algum esporte diminui o risco de ter câncer!
Estudos realizados na última década apontam para a redução do câncer colorretal (CCR), com um equilíbrio na alimentação. Contudo, o aumento dessa doença em pessoas jovens e idosas têm como ocorrência o tabagismo, ingestão de álcool e até obesidade. O controle médico é essencial para averiguar alguns tipos de câncer!
Em grupos de pessoas que tem a atividade física como prática ativa a redução do câncer de mama pode chegar de 20 a 40%. Ou seja: no caso das mulheres quem pratica atividade física pode chegar a ter quase metade de riscos do que as que levam uma vida sedentária.
Doenças mentais
A atividade física é aconselhável para todas as pessoas em todas as idades. No caso dos idosos, é fundamental para manter o organismo ativo e funcionando de forma correta. Nas crianças e jovens, a atividade auxilia no crescimento, e na fase adulta garante a manutenção da forma física e da saúde.
Ainda que cada contexto do amplo universo das doenças mentais sejam muito específicas, não há contraindicações para a prática de atividade física por nenhum desses grupos. Em uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicologia mostrou que a prática regular de exercícios físicos ajuda no combate à depressão! De um modo geral, ela tem esse auxílio pois a prática consegue liberar beta-endorfina, responsável pela ‘alegria do exercício’, dando equilíbrio para o sono, controle de apetite e por assim adiante.
A atividade física evita o sobrepeso que pode ser causado pelas medicações utilizadas, melhorando frequência cardíaca e o consumo de oxigênio. Além disso, ajuda na criação de uma consciência corporal e aprimora as habilidades motoras.
Praticar exercícios baixa o risco do desenvolvimento de algumas complicações cognitivas, principalmente em pessoas com mais de 65 anos. E vale lembrar que todo tipo de atividade física diária reduz quase que pela metade os riscos de sofrer transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade e estresse.
Osteoporose
De acordo com o Ministério da Saúde:
“Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.”
Para além, os números na população brasileira são alarmantes, pois cerca de 10 milhões são afetados pela doença. E tudo isso pode ser evitado com a ingestão adequada de alimentos e a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos. Ao praticar atividade física, o sistema esquelético se fortalece porque ele trabalha de forma coordenada com o sistema muscular e o sistema nervoso.
Por isso é possível garantir que a prática de atividades físicas de intensidade moderada reduzem de forma significativa as chances de ter osteoporose. Além de reduzir a dor e a incapacidade derivadas da artrose, principalmente no caso dos joelhos.
Essa é uma doença que normalmente afeta os mais velhos, contudo pela má alimentação e sedentarismo, todos podem sofrer com a osteoporose.
Hipertensão arterial
Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento anormal e por longo tempo da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do organismo. Essa é uma doença crônica, podendo levar anos da vida para curar ou até ser para sempre. No senso comum, essa é a doença causada pelo excesso de sal na comida.
Desde 1989 a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Internacional de Hipertensão incluem a recomendação de realizar atividades físicas como uma das medidas médicas destinadas a melhorar a hipertensão arterial. Para esses casos são indicados exercícios que incluem caminhar, dançar, nadar, correr e andar de bicicleta. Essas atividades devem ser realizadas pelo menos três vezes na semana.
No caso da prevenção, a atividade física é fundamental, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Quem pratica atividade física geralmente tem melhores condições cardíacas para as atividades cotidianas.