Existem “mentiras” na Ciência? Como isso acontece?
Soluções para a tarefa
A democracia e progresso social morreriam sem a ciência e o conhecimento com base em fatos. A ciência e os fatos são a base fundamental para disputas lógicas e racionais e para a possibilidade de alcançar algumas verdades.
As fake news, por outro lado, são um assalto calculado perante às liberdades democráticas.
A ciência também deve geralmente ir de acordo com o teste de replicabilidade. Nos dias de hoje, dados que são usados em experimentos científicos também têm que ser preservados para serem acessados e analisados se os resultados estão em disputa. Normas éticas também governam experimentos científicos para prevenir prejuízos.
A ciência não é a verdade absoluta. Descobertas científicas são o começo, não são o fim, nem o término da busca pela verdade. Dados empíricos usados na ciência que podem ser verificados formam uma base sólida para uma discussão robusta, debates e tomadas de decisão. Os cientistas trazem um grau de racionalidade que cria uma maior probabilidade para que o melhor interesse da sociedade ou o interesse público possam ser levados em consideração com relação à, por exemplo, tomadas de decisões.