Existem evidências de que os dinossauros habitaram o território hoje ocupado pelo Brasil
Soluções para a tarefa
O número de espécies de Dinossauros do Brasil já totaliza 14, sendo que o país possui várias regiões caracterizadas pela presença de fósseis desses animais.Os cientistas acreditam que o Brasil tenha abrigado enorme variedade de dinossauros. As pesquisas até o momento mostram que os fósseis descobertos em terras brasileiras estão datados no final do período Triássico ou início do Cretáceo, na Era Mesozóica. Tudo leva a crer que durante o período Jurássico alguma causa, ainda não muito bem compreendida, levou esses animais a se espalharem por outros ambientes do que hoje é a América em busca de melhores condições de sobrevivência.
Conheça os 21 dinossauros descobertos no Brasil
Edição especial do Planeta ciência apresenta um por um a origem e as características dos fósseis encontrados no país
Editoria de arte / null
O Brasil tem 21 espécies de dinossauros confirmadas e batizadas. Há casos tidos como duvidosos (o Antarctosaurus brasiliensis: não se sabe dizer se era diferente ou igual a outras espécies) ou indeterminados, e já houve um "rebaixamento" - o Sacisaurus agudoensis (assim chamado porque, entre os ossos encontrados em rochas na cidade gaúcha de Agudo, havia 19 fêmures direitos, mas nenhum esquerdo), anunciado em 2006, foi reclassificado como pertencente a um grupo de répteis distinto.
As duas dezenas parecem poucas comparando com as mais de cem da Argentina, país com extensão territorial três vezes menor que, dias atrás, deu oficialmente ao mundo o Dreadnoughtus schrani, gigante de 26 metros de comprimento e 60 toneladas, com 70% dos ossos descobertos na Patagônia. Há uma série de motivos, como aponta o professor e paleontólogo paulista Luiz Eduardo Anelli no livro O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil (Editora Peirópolis, 2010). Vão desde a formação geológica (por exemplo: aqui, são raras as rochas do Jurássico, período do qual são conhecidas sete espécies na Argentina) ao clima que, lá, favorece a preservação dos fósseis. O tempo de pesquisa também influi. Nossos vizinhos descreveram seu primeiro dino em 1893, 77 anos antes da primeira espécie brasileira.
Veja como um dinossauro vira fóssil e como um fóssil vira dinossauro
Paleoarte: a arte de ressuscitar dinossauros
Curador da exposição Dinos na Oca (2006), que atraiu meio milhão de pessoas ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Anelli, 50 anos, está finalizando quatro livros sobre a pré-história brasileira - dois para adultos, dois voltados ao público infantil. Professor da USP, ele será nosso guia nesta viagem no tempo, ilustrada pelo paleontógrafo Felipe Alves Elias.
OS DINOS BRASILEIROS
Sem conexão
As espécies brasileiras foram ordenadas pelo tamanho estimado, da menor à maior. Os esqueletos mostram quais ossos foram encontrados (na cor branca):
Fizemos quatro perguntas para Luiz Eduardo Anelli, paleontólogo e autor do livro O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil:
Por que os dinossauros despertam tanto fascínio?
Anelli - Dinossauros nos transportam, em uma longa viagem pelo tempo, a um mundo totalmente diferente do que conhecemos. Foram animais exuberantes, alguns enormes, de anatomia esquisita, com armaduras, chifres, longas caudas e pescoços harmoniosamente projetados. O fato de não conhecermos completamente sua aparência e seus hábitos os revestem com mistérios e enigmas. E seus esqueletos estão escondidos nas rochas, o que torna o trabalho do paleontólogo fascinante, comumente realizado em regiões desérticas, selvagens e distantes, envolvendo perigos e desafios, além de jipes Land Rover estacionados em magníficos acampamentos empoeirados.
Por que pesquisar dinossauros?
Anelli - Além de todas as razões descritas acima, pesquisamos os dinossauros porque queremos estudar tudo. Não existe algo neste mundo, ou mesmo no universo visível, que não esteja sendo observado e pesquisado exatamente neste momento.