Existem diferenças conceituais entre violência, criminalidade, conflito e confronto. A violência nos remete ao sentido do uso da força física, e tal tipo de ação, voltada à coerção sempre existiu, seja em esportes, em vivência familiar, contra animais, ou entre seres da sociedade em geral. embora o uso da violência seja desrespeitoso e incorreto, ela não configura, por si só um crime. Sobre o conceito de crime, todavia, pode-se dizer que há alguns conceitos que são elementos básicos para que as condutas assim sejam consideradas. Relacione os elementos do crime, da coluna A, com suas respectivas definições na coluna B.
1 – Conduta humana ( ) a conduta realizada pelo agente, deve estar descrita numa norma penal incriminadora.
2 - Conduta típica ( ) a conduta pode se dar de duas formas, a ação ou a omissão.
3 - Conduta antijurídica ( ) contrária ao ordenamento jurídico.
4 - Conduta culpável ( ) deve ser culpável, ou seja, passível de reprovabilidade social.
Agora, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
1, 2, 3, 4.
b)
1, 2, 4, 3.
c)
2, 1, 3, 4.
d)
2, 1, 4, 3.
e)
3,1, 2, 4.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Conduta humana: a conduta pode se dar de duas formas, a ação (atividade positiva dirigida para um determinado fim) e a omissão (ao contrário da ação, é a abstenção da atividade na qual o agente estava obrigado a realizar);
Conduta típica: a conduta realizada pelo agente, deve estar descrita numa norma penal incriminadora.
Conduta antijurídica: além de a conduta humana ser típica, deve ainda ser antijurídica, ou seja, contrária ao ordenamento jurídico (direito).
Conduta culpável: além de a conduta ser típica e antijurídica, deve ainda ser culpável, ou seja, reprovada pelo Direito. Existem situações em que o agente comete o crime, mas este fato não é culpável, não é apenado, pois não incide um juízo de reprovação. O crime existe, mas o agente não sofre a sanção.
Resposta:
c)
2, 1, 3, 4.
Explicação: