Existe uma série de variáveis que podem interferir no processo de escolha estratégica ou de tomada de decisões dos gestores nas organizações contemporâneas. Esta condição ocorre em todos os segmentos e, na segurança, não é exceção. Entre estas variáveis podemos citar a cultura organizacional, que pode ser, superficialmente, definida como ideias, crenças e valores que uma empresa apresenta e pauta sua conduta, o que pode afetar diretamente todos seus colaboradores de forma positiva ou negativa, alavancando ou atravancando processos e decisões. Sobre esse assunto, analise as seguintes assertivas: I – A cultura organizacional permite ao gestor de segurança atuar de acordo com as necessidades de aperfeiçoamento do plano de segurança, sem depender da estrutura hierárquica organizacional da empresa. II – A hierarquia organizacional é determinante no processo de escolha estratégica e de tomada de decisões na empresa. III – O voluntarismo é uma condição que permite desprendimento ao gestor, atribuindo-lhe autonomia no processo de escolha estratégica e de tomada de decisões para o aperfeiçoamento do sistema de segurança. Assinale a única alternativa correta que indica o julgamento das assertivas com as escolhas estratégicas voluntaristas ou deterministas. a) I – voluntarista; II – determinista; III – voluntarista. b) I – voluntarista; II – determinista; III – determinista. c) I – determinista; II – determinista; III – determinista. d) I – determinista; II – voluntarista; III – voluntarista. e) I – voluntarista; II – voluntarista; III – voluntarista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I - voluntarista; II- determinista; III - voluntarista.
Explicação:
A melhoria contínua está prevista na visão, na missão e nos valores da empresa, sendo uma prática constante e arraigada à cultura organizacional. Dessa forma, este gestor de segurança apresenta condição de voluntarismo para atuação, pois dependerá de seu empenho humano, as ações corretivas para o presente ou para o aperfeiçoamento do sistema, visando sua melhoria a curto, médio e longo prazos.
A visão, a missão e os valores desta empresa não contemplam a autonomia no processo de escolha estratégica ou simplesmente de tomada de decisões por parte de qualquer funcionário sem a anuência da chefia. Dessa forma, este gestor de segurança atua sob condição de determinismo, o que faz com que suas ações humanas e necessidades sejam limitadas pela estrutura organizacional.