exercite a distinção aristotélica entre substância e acidente em varios elementos de sua vida cotidiana. comece pelos seguintes conceitos: democracia, cidadão; professor, alunos. o que seria substancial e acidental em cada um deles, tendo como referência a situação brasileira? Depois tente fazer o mesmo com outras coisas, seres ou conceitos de sua escolha.
Soluções para a tarefa
A substância em Aristóteles, é sempre o sujeito, isto é, aquilo do que se fala, do que se atribui. Na substância estão contidas tanto a essência e os acidentes.
A essência é algo sem o qual aquilo não pode ser o que é; é o que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo. Por exemplo: um livro sem nenhum tipo de letras não pode ser considerado um livro.
O acidente é algo que pode ser inerente ou não ao ser, mas que, mesmo assim, não descaracteriza-se o ser por sua falta. Por exemplo, o tamanho de uma flor é um acidente, pois uma flor grande não deixará de ser flor por ser grande.
Então, o conceito de democracia é em essência a forma de governo exercida pelo povo. É acidente, a corrupção, o privilégio político, o enriquecimento ilícito, o desvio de verba, entre muitos outros.
O conceito de cidadão é em essência a de um morador de uma cidade, que possui direitos e deveres civis e políticos, garantidos pelo Estado. É acidente desrespeitar leis, depredar bens públicos, não ter garantia de saúde e segurança.
O conceito de professor é em essência o de uma pessoa que ensina. É acidente a ideologia no ensino e a doutrinação política contida no conhecimento perpetuado pelos ensinantes sem reflexão.
O conceito de aluno é em essência o de uma pessoa que recebe instrução para adquirir conhecimento. É acidente o aluno que desinteressado e desatento, interfere no processo de aprendizagem, sem agregar valor algum a si mesmo e ao mundo em que vive.
O conceito de mãe é em essência o de um ser do sexo feminino que gera e cuida de uma vida. É acidente o abandono e o descaso.
O conceito de carro é em essência o de meio de transporte. É acidente a supervalorização como símbolo de status.
Bons estudos!