EXERCITANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA - Tema de Redação do ENEM (2011) Redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Soluções para a tarefa
A humanidade passa pela intensificação da globalização, um processo onde as regiões são integradas, as distâncias se encurtam e as redes de comunicação são expandidas, fazendo com que uma pessoa de um lado do globo converse com outra do outro lado em tempo real. Esse fenômeno pode ser observado pelo fortalecimento da internet e de outras ferramentas de alta tecnologia. É quase impossível para o cidadão urbano viver sua vida sem o auxílio das tecnologias e de viver conectado à rede. O trabalho e o lazer estão conectados em rede, não sendo possível mais em alguns casos separar o que é o virtual e o que é o real, que já estão entrelaçados.
A partir disso uma questão que surge é sobre a privacidade na rede. Se os dados coletados pelas redes sociais e sites de pesquisa são de certa forma públicos, é vazio pensar em privacidade ou uma vida privada em tempos de conexão intensa. O público no século XXI invadiu a esfera privada a partir da internet. As pessoas compartilham livremente suas vidas, seus desejos, seus anseios, seu cotidiano, suas paixões, tudo isso online. É impossível dissociar o privado do público. A internet fez com que até mesmo os anônimos pudessem sentir uma vida de celebridade, vivenciando uma intensa troca de status, compartilhamentos e posts dinâmicos, o que fez com que no Brasil fosse aprovada em 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que visa proteger o usuário dessa invasão das redes.
Pensando assim, conclui-se que no século XXI a vida em rede conectou até mesmo a esfera da vida privada ao público, criando uma dependência tecnológica em grande parte da população, principalmente as populações das grandes cidades. Sugere-se que tanto o governo quanto a iniciativa privada divulgue e conscientize os direitos virtuais das pessoas sobre privacidade, em uma tentativa de aumentar a autonomia do internauta quanto ao que ele quer que seja divulgado sobre ele ou não. Assim, é possível criar um equilíbrio entre a liberdade de se expor e a privacidade.
Continue estudando em:
- Qual a importância para Brasil em ter universidades capazes de produzir equipamentos com tecnologia avançada, confiável e de baixo custo?
https://brainly.com.br/tarefa/31856874
Bons estudos!