Exercícios de compreensão
1. Quais as dificuldades de Portugal
após o fim da União Ibérica?
2. Quais eram os dois principais tipos
de bandeiras?
3.por que o governo português criou as casas de fundição?o que era "quintar o ouro"?
4. Sobre quais produtos e serviços a
Coroa portuguesa cobrava impos-
tos na região das minas?
5. Explique o que eram o tropeirismo
e as monções.
6. O que foi o Tratado de Madri? Nes-
se tratado, qual principio prevale-
ceu? O que ele significava?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Com o fim da União Ibérica, Portugal tinha muitas dívidas, em uma situação diplomática (discussão) delicada com a Espanha, com disputas políticas internas entre as casas nobres do país. Vivia, portanto, uma crise econômica, política e social.
2) Houve três tipos de bandeiras: as de tipo apresador, para a captura de índios (chamado, indistintamente, “o gentio”) para vender como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros (quilombos)
3) Houveram três tipos na verdade. As bandeiras apresador (para a captura de índios para vender como escravos; As do tipo prospector (voltada para busca de pedras ou metais preciosos); As sertanismo de contrato (para combater índios e negros).
4) A coroa cobrava muitos impostos sobre a posse das ferramentas de exploração, pra você poder ter escravos, animais e material pra explorar as minas, com maior esperança de lucros, era necessário pagar os impostos.
5) É dado esse nome aos condutores de tropas, mais ao sul do Brasil são conhecidos também como carreteiros devido as carretas que trabalhavam.
6) O tratado de Madri foi assinado em 1750, quase garantiu a atual extensão territorial do Brasil. O novo acordo anulou o de Tordesilhas e fez com que as terras pertencessem a quem tivesse posse delas (as ocupasse).