Exercícios 2. Para a elaboração das políticas públicas educacionais brasileiras, é necessário considerar os seguintes contextos: A. Históricos; econômicos; políticos; e culturais. B. Financeiros; pedagógicos; didáticos; e sociológicos. C. Operacionais; táticos; estratégicos; e corporativos. D. Primeira República; Segunda República; ditadura militar; e contemporâneo. E. Internacional; nacional; regional; e local.
Soluções para a tarefa
Resposta:
os principais contextos a serem considerados são: construção do prédio, contratação de profissionais, formação docente, carreira, valorização profissional, matriz curricular, gestão escolar, etc. escolar. ela for passível de delimitação por um sistema que é fruto de políticas públicas.
espero ter ajudado
Resposta:
A.
Históricos; econômicos; políticos; e culturais.
Explicação:
As políticas educacionais brasileiras se constituem a partir da combinação dos contextos históricos, econômicos, políticos e culturais pertinentes a cada época específica da história educacional de nosso país. Esses contextos se aplicam a todas as políticas educacionais, sendo que algumas, caso se reportem aos aspectos pedagógicos, poderão envolver questões didáticas, pedagógicas ou curriculares, que também são analisadas sob o viés da cultura abrangido. Da mesma maneira, os períodos da Primeira República, Segunda República, ditadura militar e contemporaneidade se encaixam no contexto histórico. Os aspectos internacionais, nacionais, locais e regionais se enquadram nos contextos econômicos, políticos e culturais. Os aspectos operacionais, táticos, estratégicos e corporativos fazem parte do planejamento empresarial e não se adaptam ao contexto analisado da elaboração das políticas públicas educacionais. Tais aspectos serão decisivos para que as demandas componham as discussões e produzam as ações de governo para a área da educação, buscando resultados que se alinhem com as características vivenciadas no Brasil e no mundo em cada época.