EXERCÍCIOS
1) Segundo Sacristán (2013), o termo currículo deriva da palavra latina curriculum (cuja raiz é a mesma de cursus e currere). Na Roma Antiga, o termo era utilizado para significar a carreira, e determinava a ordenação e a representação de seu percurso. Posteriormente, esse conceito bifurcou-se em dois sentidos: por um lado, referindo-se ao percurso ou decorrer da vida profissional e a seus êxitos. Por outro lado, o currículo também tem o sentido de constituir a carreira do estudante e, de maneira mais concreta, os conteúdos deste percurso, sobretudo sua organização, aquilo que o aluno deverá aprender e superar e em que ordem deverá fazê-lo. Neste sentido, o currículo escolar, enquanto uma construção histórica, em sua origem possuía como significado:
a) O plano de estudos.
b) O currículo a ensinar.
c) Classificação do conhecimento composta do trivium.
d) Aprendizagem fragmentada.
e) Currículum Vitae.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra A
Em sua origem, o currículo significava o território demarcado e regrado do conhecimento correspondente aos conteúdos que professores e instituições de ensino deveriam transmitir; ou seja, o plano de estudos — composto pelo o que se propõe e se impõe quanto ao que deve ser ensinado e aprendido.
Ao observar o texto, nota-se que o currículo poderia ser associado a um plano de estudos, visto que visava a organização e direcionamento dos alunos para o entendimento sobre a construção histórica, para que pudessem aprender novos conhecimentos (Alternativa A).
Origens dos Currículos
Os currículos, ao observar o texto, tinham como base um plano de estudos que orientava os educadores, assim como os educandos, ao processo de conhecimento. Atualmente, ainda apresentam a função de orientação, todavia, permitem uma maior autonomia das escolas, conforme suas próprias realidades.
Mais sobre origens dos currículos: brainly.com.br/tarefa/19031073