EXERCÍCIOS
1) Imagine que um parente seu foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Descreva o
caminho desses cálculos até serem eliminados do corpo.
Soluções para a tarefa
1- <O começo> : Nessa etapa, é comum o paciente urinar com sangue (hematúria) e ir ao banheiro mais vezes do que o normal (polaciúria), além de ficar com a sensação de que ainda precisa urinar, já que o percurso pode estar interrompido.
2- <O meio> O ureter: Os cálculos ureterais costumam causar dores mais agudas do que na etapa anterior. Isso porque os ureteres são mais estreitos do que os rins, o que dificulta a passagem da pedra pelo canal. A dor pode ocorrer desde abaixo das costelas até a virilha. O local da dor indica por onde o cálculo está passando.
Nestes casos, é comum também notar sangue na urina. A piora do quadro costuma vir com febre, o que indica infecção de urina causada pela obstrução do ureter.
3- <A linha de chegada> - A bexiga e a uretra: Quando o cálculo chega na bexiga, as dores começam a diminuir e causam uma sensação de “alívio”. Em seguida, a pedra é expelida pela uretra. Nestes casos, a eliminação da pedra costuma ser dolorosa quando o cálculo alcança mais de um centímetro. Pode, ainda, obstruir a transição da bexiga para uretra e impedir a saída da urina. Esse tipo de obstrução pode ocorrer causando dor e sangramento sendo retirado via tratamento cirúrgico.