O que são fitas complementares do DNA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O DNA é constituído por dois longos filamentos enrolados um sobre o outro, formando uma estrutura helicoidal, a estrutura simples do DNA lembra a espiral de um caderno. Costuma-se dizer que o DNA é uma dupla hélice. Cada uma das cadeias de DNA é constituída por milhares ou mesmo milhões de unidades chamadas nucleotídeos, ligados em sequência.
Explicação:
As duas cadeias de dexorribonucleotídeos de um DNA mantêm-se unidas por meio de ligações de hidrogênio vulgarmente chamadas de pontes de hidrogênio, entre suas bases nitrogenadas. Essas ligações de hidrogênio ocorrem entre pares de bases específicos: a adenina liga-se unicamente com a timina (A→T) e a citosina liga-se unicamente com a guanina (C→G). Por isso, as duas cadeias de uma molécula de DNA são sempre complementares: um nucleotídeo com timina em uma das cadeias sempre correspondente a um nucleotídeo com adenina na outra cadeia, e vice-versa; um nucleotídeo com citosina em uma das cadeias sempre correspondente a um nucleotídeo com guanina na outra cadeia, e vice e versa.
Suponha que a sequência de bases de uma das cadeias de um DNA seja, conforme o exemplo ilustrado acima, ATTGCATGCGCATTACG; a outra cadeia apresentará, na região correspondente, a sequência complementar TAACGTACGCGTAATGC.
Todas as formas de vida em nosso planeta, com exceção de alguns vírus, têm suas informações genéticas codificadas na sequência de bases nitrogenadas do DNA.