exercício do tema Primo Basílio
Soluções para a tarefa
O primo Basílio - questões
1.Sobre a obra O primo Basílio, todas estão incorretas, exceto:
a. Basílio e Luisa, personagens de O primo Basílio. Aquele se assemelha às personagens dos romances românticos, esta mais realista, forte e dominadora de qualquer situação.
b. Jorge, marido traído, não conseguiu perdoar Luíza. Via na morte dela o resgate da sua reputação.
c. Luísa, mulher romântica, deixou-se seduzir por Basílio, pois acreditou que eles viveriam um grande amor e seriam felizes.
d. Os amigos do casal Jorge e Luísa eram pessoas que agiam por interesses, falsas, mas foram desmascaradas no final da obra.
2..Sobre a obra de Eça de Queiroz, O primo Basílio, destaque a alternativa incorreta.
a. a obra não “romantiza” a paixão de Luísa por Basílio; ao contrário, o tom irônico do narrador é claramente perceptível o tempo todo.
b. No final, o cinismo de Basílio se revela plenamente, quando, ao saber da morte da prima Luísa, lamenta apenas a perda de uma mulher que seria um bom passatempo quando ele estivesse em Lisboa
c. Critica o romantismo que enche a cabeça de Luísa de futilidades e devaneios, tirando-a da realidade e jogando-a nos braços do primeiro sedutor que aprece à sua frente, assim que se vê sozinha.
d. Juliana não vivia a espreitar Luísa, mas recolhe uns rascunhos e guarda. Depois, consegue pegar duas cartas de Basílio para Luísa. Pura coincidência. Depois da posse dessas provas do adultério, vem a ideia de chantagear Luísa, exigindo dinheiro para ficar quieta.
3. No início do romance, Jorge assume uma posição bem clara com relação à mulher adúltera. Explique qual era essa posição e em que circunstância ele expressou sua opinião. Depois, considerando o final do romance, explique se o seu comportamento foi coerente com essa opinião inicial.
4. Para os escritores realistas, a literatura devia ser um estudo do ser humano e da sociedade, um estudo baseado na observação da realidade, sem a interferência dos sentimentos e das emoções. Por meio de seus romances, os escritores queriam defender uma tese, demonstrar uma hipótese. Com base na obra O primo Basílio, explique a tese do autor a respeito do casamento burguês.
Resposta:
Explicação:
Sobre a obra O primo Basílio, considere as afirmativas a seguir:
I. Com base nas ideias científicas do momento (darwinismo, determinismo e positivismo), o romance intenta a moralização de uma sociedade em crise de valores, atribuindo à literatura uma função transformadora.
II. Há na obra uma crítica ferrenha ao movimento romântico, que é responsabilizado pela degeneração da sociedade e pela prática do adultério feminino, ambas em decorrência de leituras impróprias por parte das mulheres.
III. Há uma extrema idealização da mulher, que é tratada como uma criatura inatingível, revelando o forte sentimentalismo com o qual o escritor realista busca abordar a temática do enlace amoroso em suas obras.
IV. O romance retoma valores expressos pela estética romântica, uma vez que traz a história de um amor impossível entre Luísa e Basílio, impedidos de serem plenamente felizes pela interferência do marido possessivo e da família moralista.
Assinale a alternativa correta:
A-somente as afirmativas I e II são corretas.
B-somente as afirmativas I e IV são corretas.
C-somente as afirmativas III e IV são corretas.
D-somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E-somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
RESPOSTA:
Alternativa A-somente as afirmativas I e II são corretas.
EXPLICAÇÃO:
I. (V)
II. (V)
III. (F) A mulher não é idealizada pelo escritor realista. Ao contrário, ele busca mostrar a sua face comum, sempre fugindo do sentimentalismo.
IV. (F) O romance destoa completamente da estética romântica, busca justamente mostrar o adultério como sendo fruto do ardil de indivíduos sem caráter, de que Basílio seria o exemplo, e da ingenuidade e falta de ocupação de figuras como Luísa.