EXERCÍCIO- ARTE EGÍPCIA
1-EM QUE ACREDITAVAM OS EGÍPCIOS?
2- QUAL O FUNDAMENTO IDEOLÓGICO DA ARTE EGÍPCIA?
3-QUAIS A PIRÂMIDES MAIS IMPORTANTES DO EGITO?
4- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA EGÍPCIA?
5- COMO ERAM FEITAS AS PIRÂMIDES?
6- QUAIS AS TRÊS CATEGORIAS DADAS AS TÚMULOS?
7- O QUE É UMA ESFINGE?
8- O QUE É UM OBELISCO?
9- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA ESCULTURA?
10- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA?
11- EXPLIQUE A LEI DA FRONTALIDADE.
12- COMO É REPRESENTADA A HIERARQUIA NA PINTURA?
13- QUAIS OS TIPOS DE ESCRITA EXISTENTES NO EGITO?
14- QUEM E QUANDO FOI DECIFRADA A ESCRITA EGÍPCIA?
15- COMO ERAM FEITAS AS MUMIFICAÇÕES?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- eles eram politeístas e acreditavam na imortalidade da alma e que ela poderia sofrer eternamente, caso o corpo fosse profanado.
2- o fundamento da arte egípcia era religioso.
3- Quéops, Quéfren e Miquerinos.
4- Dimensões grandiosas; Simplicidade nas formas; Aspecto maciço e pesado, durabilidade e a maioria das obras eram feitas de blocos de pedra.
5-Evidências arqueológicas sugerem que os antigos egípcios usavam trenós de madeira para transportar os blocos de calcário e granito.
6- Mastabas, Hipogeus e pirâmides.
7-Para os egípcios antigos as esfinges serviam como proteção as pirâmides e templos. também significavam poder e sabedoria.
8-Os obeliscos egípcios foram um importante elemento na arquitetura do Antigo Egito. As colunas de pedra conhecidas como obeliscos têm quatro lados que vão diminuindo progressivamente. Normalmente eram construídos no topo de uma pirâmide.
O objetivo desses monumentos era honrar o deus-sol Rá. Foram erigidos para agradecê-lo por sua proteção e pelas vitórias concedidas aos soberanos egípcios, bem como para pedir favores. Acredita-se que seu formato se originou das pirâmides. Eles representam os raios de sol que aquecem e iluminam a terra.
9- Formas estáticas, isentas de expressão facial; feitas em pé ou sentadas, eram geralmente esculpidas em arenito. As pequenas e médias, em madeira pintada, calcário, alabastro egípcio, granito rosa, basalto negro, quartzito rosa e cinza, argila, xisto, cerâmica ou bronze.
10-Ausência de três dimensões, Ausência de sombra; Utilização de cores convencionais , Lei da Frontalidade, Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides e retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, e a vida após a morte.
11-A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.
Os olhos também são retratados de frente. Essa maneira de representação cria uma combinação visual lateral e frontal.
12- A hierarquia na pintura era representada pelo tamanho das pessoas, ou seja, as pessoas com maior importância no reino, eram representadas maiores em relação as outras. Nesta ordem de grandeza tem-se: o rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo.
13-hieróglifos,hierática e demótica
14- foi decifrada pelo francês Jean-François Champollion, que, após anos de estudo, concluiu seu trabalho em 1822.
15-Primeiramente, todas as vísceras do cadáver eram retiradas. Um corte era feito na altura do abdômen, de onde era retirado o coração, o fígado, o intestino, os rins, o estômago, a bexiga, o baço, etc. O coração era colocado em um recipiente à parte. O cérebro também era retirado. Aplicavam uma espécie de ácido (via nasal) que o derretia, facilitando sua extração.
Em seguida, deixavam o corpo repousando em um vasilhame com água e sal (para desidratá-lo e matar as bactérias) durante setenta dias. Desidratado, o corpo era preenchido com serragem, ervas aromáticas (para evitar sua deterioração) e alguns textos sagrados.
Depois de todas essas etapas, o corpo estava pronto para ser enfaixado. Ataduras de linho branco eram passadas ao redor do corpo, seguidas de uma cola especial. Após esse processo, o corpo era colocado em um sarcófago (espécie de caixão) e abrigado dentro de pirâmides (faraó) ou sepultado em mastabas, uma espécie de túmulo (nobres e sacerdotes).