O processo de transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa no final da Idade Média culminou no século XVI com a grande revolução espiritual da sociedade europeia, caracterizada por um amplo movimento de contestação à autoridade do clero e do poder material da Igreja de Roma.
Esse movimento identificado como Reforma Protestante criticava também a prática da simonia que era:
a) a atitude mundana do alto clero que usava os recursos da Igreja em benefício próprio.
b) a herança de uma prática medieval, por parte do clero, que valorizava a administração das terras em prejuízo das questões espirituais.
c) o comércio dos bens sagrados, como cargos eclesiásticos e as indulgências (perdão dos pecados).
d) a prática do alto clero em acompanhar os reis nas batalhas em troca de bens, como terras e títulos.
e) o costume de o baixo clero abandonar temporariamente suas funções espirituais para se dedicar às guerras em troca de dinheiro
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
letra c
Prática da Simonia:
Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, perdões, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja.
As indulgências eram as vendas dos perdões por certos pecados cometidos. Tratava-se de uma prática comum na Igreja Católica no fim da Idade Média e início da Era Moderna, dando origem à abusos por parte do clero católico
Perguntas interessantes