Exercício
1)- Discorra sobre suas impressões quanto à crise causada pela pandemia da Covid-19.
2)- É possível uma revolução e a criação de uma nova sociedade por meio da ação dos trabalhadores explorados.
3)- É possível uma mudança na sociedade mediante ações lentas e graduais por parte das instituições políticas existentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A pandemia do Sars-Cov-19, mais conhecida como Covid-19, deixou explícito a maneira como nos relacionamos, consumimos, descartamos e como fazemos política na sociedade. Vivemos num contexto de crise ambiental e isso pode estar diretamente relacionado com o surgimento de cada vez mais doenças e pandemias e endemias nos últimos tempos, incluindo o Covid-19. Também temos a possibilidade de refletir sobre os rumos políticos que estamos tomando, os efeitos sociais negativos de políticas como o neoliberalismo podem ser vistas à olho nu, já que países como os E.U.A. não possuem sistema público de saúde, ou seja, muitas pessoas estão, literalmente, pagando uma fortuna ou falindo pra pagar o teste e tratamento da Covid-19. Isso também pode alterar a maneira como olhamos para o nosso Sistema Público de Saúde (SUS), vendo que o problema deste não é o S.U.S. em si, mas sim um entrave administrativo, de gestão e desvio de verbas.
Além disso, entramos num debate recentemente sobre a adoção do isolamento horizontal ou não, mas, em outras palavras, isso é basicamente uma discussão acerca do valor da vida humana: será que realmente vale a pena subsidiar tantas pessoas e parar por tanto tempo "apenas" para salvar vidas? Mesmo vários estudos mostrando a efetividade do isolamento horizontal (isolamento vertical poderia ser uma opção caso nós tivéssemos testes para boa parte da população, como não temos, é uma falácia) e seu reflexo positivo na economia ou, pelo menos, menos negativo do que todo mundo saindo pra trabalhar, também estamos num momento de negação e desprezo da ciência e dos fatos das matérias de humanas e etc.
São os cientistas sociais que poderiam estar nos dizendo o quanto as favelas estão sendo afetadas pela pandemia e medidas para contornar isso, por exemplo. E os pesquisadores/cientistas das demais áreas poderiam estar fazendo uma grande diferença no front dessa pandemia, produzindo testes e uma possível vacina, caso tivessem mais recursos.
2) Não, é praticamente impossível disso acontecer, as classes trabalhadoras não possuem força política suficiente para implementar uma revolução, a "ameaça comunista" não é real faz muuuuuuito tempo.
3) Sim, isso é possível porque esse vírus não está afetando somente o povo, mas sim as elites burguesas, os políticos, etc. Então pode ser que exista uma ideia de mudança política, uma reflexão acerca do nosso papel nesse mundo e do valor da vida humana, mas de forma muito lenta e gradual.