Exemplos e Caracteres dos genes com efeito aditivo
Soluções para a tarefa
Genética Quantitativa
A genética quantitativa é o ramo da genética que estuda os caracteres controlados por muitos genes, chamados poligênicos cujo efeito é pequeno e aditivo, assim como também estuda suas propriedades genéticas em populações e são influenciados pelo meio ambiente, por tanto, eles mostram uma variação contínua, por exemplo, altura, peso, rendimento, entre outros.
Caracteres quantitativos
É aquele determinado por uma série de genes independentes que tem efeitos cumulativos, e normalmente são influenciados pelos efeitos de muitos genes e do ambiente, e têm uma distribuição normal dos valores da população, esta é a herança poligênica.
Caracteres qualitativos
São produzidos por um único gene autossômico, são expressos de uma maneira aditiva ou não aditiva. Manifesta-se pela ação de um ou poucos pares de genes principais (oligogenes); de tal maneira que os fenótipos são facilmente diferenciáveis e não são modificados pelo ambiente, como na herança tipicamente mendeliana.
Experimentos de Mendel
Gregor Mendel, foi o primeiro cientista a realizar trabalhos sobre genética. Eu faço uma série de experimentos misturando diferentes tipos de ervilhas, para estudar a transmissão de características em plantas.
Mendel cruzou uma variedade de plantas que produziam sementes amarelas com outra que produzia sementes verdes, o resultado deste cruzamento foi todo ervilhas amarelas. Repetiu as cruzes com outras plantas de ervilha diferentes em outros caracteres e o resultado foi o mesmo, houve um caráter dos dois na geração filial.
Ao caracter que apareceu, o chamou de "dominante" e o que não de "recessivo"
Hipótese dos fatores multíplos
Explica a variação quantitativa através da interação de um grande número de genes (poligenes), cada um com um pequeno efeito aditivo sobre o caracter.
Esta hipótese baseia-se em grande parte nas experiências de Hermann Nilsson-Ehle , que usou a cor do grão de trigo para verificar que a faixa cumulativa de alelos em múltiplos loci deu origem à faixa de fenótipos observada nas caracteres quantitativas. Assim ele conclui que:
- Caracteres fenotípicos com variação contínua podem ser quantificados.
- Freqüentemente, dois ou mais genes agem no fenótipo de forma aditiva.
- Cada locus pode ser ocupado por um alelo aditivo, que contribui com uma dada quantidade para o fenótipo.
- A contribuição de cada alelo aditivo ao fenótipo é aproximadamente equivalente.
- Juntos, os alelos aditivos originam uma variação fenotípica substancial.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18813251