Exemplos dos tipos e funções da linguagem:
Soluções para a tarefa
Em anexo, temos quatro imagens. A cada uma, podemos associar uma função da linguagem existente.
Uma manchete de jornal, por exemplo, denota uma informação (ou uma série de informações) a ser transmitida. É o que chamamos de função referencial da linguagem.
Já uma propaganda como esta presente abaixo, que convoca cidadãos americanos a ingressarem nas forças armadas dos EUA, possui a função conativa (ou função apelativa) da linguagem, que consiste em persuadir alguém a agir de determinada forma.
Temos, também, uma página de dicionário. Esta está associada à função metalinguística da linguagem, que consiste no uso de um instrumento para explicar a si próprio. No caso do dicionário, por exemplo, o vocabulário da língua portuguesa é utilizado para explicar a si próprio.
Por fim, temos a figura de uma mulher falando ao telefone. Esta representa a função fática da linguagem, que consiste no uso de alguns termos com significação praticamente neutra a fim de estabelecer ou manter o contato. Exemplo: alô, né, como vai?, tudo bom?.
Existem, ainda, outras duas funções da linguagem cuja aplicação não está presente em nenhuma das imagens em anexo. São as funções emotiva e poética da linguagem. Essas duas funções da linguagem são comumente confundidas. Porém, enquanto a primeira citada é focada no efeito que o sentimento empregado no texto provocará no leitor, a segunda se centra no efeito provocado pela forma como o texto se apresenta.
As funções da linguagem se diferenciam principalmente pelos elementos de comunicação com os quais interagem diretamente.
A função referencial da linguagem se preocupa em evidenciar o referente, isto é, o contexto na qual está inserida a comunicação.
A função conativa, por sua vez, visa o receptor a quem sua mensagem pretende apelar.
A função metalinguística se centra no código utilizado para (e sobre o qual) falar.
A função fática da linguagem está focada no canal utilizado para estabelecer, manter ou continuar a comunicação.
Por fim, as funções emotiva e poética estão focadas respectivamente no emissor (e em seus sentimentos) e na mensagem (e na forma em que ela estará).
São estes os seis elementos da comunicação, cada qual tendo sua função da linguagem correspondente.
Não podemos confundir o conceito estudado de "funções da linguagem" com "tipos de linguagem". Estes se dividem em dois tipos: a linguagem verbal e a linguagem não-verbal.
A linguagem verbal se utiliza de palavras para expressar o que se pretende.
Ao contrário, a linguagem não-verbal abre mão do texto em palavras e lança mão de artifícios visuais para promover a comunicação.
Pratique!
brainly.com.br/tarefa/18834989
brainly.com.br/tarefa/19073030
brainly.com.br/tarefa/18113832
Até a próxima! =D