Exemplos de palavras indígenas usadas no dia a dia e seus significados
Soluções para a tarefa
Resposta:
Anhanguera
Anhanguera na língua Tupi significa diabo velho (anhang = espírito temível; puêra = velho) e esta é uma palavra bem conhecida dos brasileiros, principalmente dos paulistas que trafegam pela Rodovia Anhanguera.
Segundo a história, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, saiu de São Paulo rumo ao norte, pelo interior em direção à Minas, em busca de ouro. Ao encontrar um grupo de índios que se recusavam a falar do ouro, o bandeirante ameaçou botar fogo em toda a aldeia com uma garrafa de cachaça em chamas.
Não foi à toa que os índios passaram a chamá-lo de anhanguera, o diabo velho, que hoje dá nome à rodovia que liga São Paulo à Minas Gerais.
2 – Biboca
Em São Paulo se chama de biboca uma moradia humilde, ruim de se morar ou mal localizada.
No entanto, a palavra de origem Tupi também pode se referir a um lugar distante e de difícil acesso, assim como uma grande fenda na terra. Ou seja, a biboca, ainda atual palavra indígena, tornou-se sinônimo de lugar escondido e de difícil acesso.
3 – Caatinga
Do Tupi, cáa-t-inga significa mata branca. Caatinga é o nome do único bioma exclusivamente brasileiro, que devido à falta de água na época de seca, as plantas perdem as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.
4 – Caipira
Hoje, de modo pejorativo, falamos que a pessoa caipira é aquela que vive na roça, ou podemos nos referir a um tipo de comportamento de pessoas que desconhecem e se impressionam com as tecnologias, ou ainda para a pessoa de comportamento tímido que não gostam muito de sair de casa e evita a vida social.