Exemplos de Nematelmintos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ascaridíase com uma média de 15 a 30 cm de comprimento, o parasita se chama Ascaris lumbricoides. Ele vive dos alimentos ingeridos pela pessoa parasitada, vivendo no intestino delgado de seu hospedeiro. Quando infectado, o humano elimina os ovos para o meio ambiente, e a infecção do indivíduo se dá a partir da ingestão de água e alimentos que contenham ovos embrionários.
Ancilostomíase, popularmente conhecida como amarelão, é causada pelo parasita Acylostoma duodenale e Necator americanus, que possuem o comprimento de aproximadamente 10 mm. Estes habitam o intestino delgado, vivendo aderidos à mucosa, se alimentando do sangue da pessoa parasitada. Ao botarem ovos, estes são eliminados pelo indivíduo parasitado, e se transformam em larvas que penetram pela pele, alcançando as veias em seguida. Passam para o coração, seguindo para os pulmões. O principal sintoma desta parasitose é a anemia.
Filariose conhecida popularmente pelo nome de elefantíase, a filariose tem como parasita o Wuchereria bancrofti, cujos vermes adultos acabam por provocar a inflamação dos vasos linfáticos. Isso impede a drenagem de linfa, cujo acúmulo produz inchaço nos pés, pernas, mamas e bolsa escrotal. A doença é transmitida pelo mosquito que pica um indivíduo infectado, espalhando a larva para outras pessoas.
Larva migrans cutânea popularmente conhecida como bicho-geográfico, a doença é transmitida pelo parasita Ancylostoma brasiliense, que habita o intestino de cães e gatos. Os ovos eclodem normalmente na areia, podendo penetrar a pele humana, provocando, ao se locomoverem, lesões de contorno irregular que se assemelha a um mapa, de onde originou o nome bicho-geográfico.
Explicação: