Português, perguntado por pedroo574, 1 ano atrás

exemplos de frases com ''metonímia'' obg

Soluções para a tarefa

Respondido por beadesa
5
metonímia é vc trocar a obra pelo autor, por exemplo: Li Machado de Assis
vc não leu O próprio Machado, e sim a obra dele.
É falar "me cortei com Gillete" do que "lâmina de barbear". espero que tenha entendido

pedroo574: entao [e troca de palavras ??
beadesa: nao! é vc trocar uma palavra com um sentido comum
pedroo574: vleu mesmo brother !
beadesa: Metonímia é a figura de linguagem que possibilita troca de um termo por outro de mesma similaridade. Para conceituá-la com maior clareza podemos dizer que é definida como a substituição de uma palavra por outra, quando há relação de contiguidade, ou seja, proximidade de sentido entre elas.  É a substituição de palavras que guardam uma relação de sentido entre si.
Respondido por eulucioaraujo
1

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de um termo por outro em uma frase para a obtenção de efeitos específicos.

Essa substituição ocorre devido a proximidades de diversas naturezas entre os termos que se relacionam nessa substituição.

Por ser verdade o que se afirmou acima, existem variados exemplos de frases com metonímia, um para cada relação entre os termos.

Desenvolvimento da Resposta:

Abaixo, estão algumas das situações particulares que retratam o uso da metonímia.

A parte pelo todo: "Bruno Mezenga era dono de diversas cabeças de gado". Logicamente, trata-se de um gado composto por animais inteiros, não apenas pelas cabeças.

O autor pela obra: "Terminarei minha tarde saboreando um belo Érick Jacquin". O locutor da frase não saboreará o chef em si, mas sim um prato de autoria do mesmo.

A marca pelo produto: "Queimar Bombril é uma tradição de Réveillon". O objeto queimado não é a marca Bombril em si, mas sim um produto da marca, a palha de aço.

O continente pelo conteúdo: "Vou tomar uma taça de conhaque". A taça  em si não será consumida, apenas o conhaque que ela contém.

A causa pelo efeito: "Jeremias saiu de casa portando a morte na cintura". A morte é um substantivo abstrato; logo, não era ela que o sujeito da frase portava. Ele portava a arma, que causa o efeito da morte.

O singular pelo plural: "O brasileiro não lê", quando quer-se dizer que os brasileiros não leem.

O lugar pelo produto: "Comprei um belíssimo Panamá do ambulante na praia". O que se comprou não foi o Panamá, mas sim o chapéu que tem origem lá.

Agora, dados exemplos de frases com metonímia, visite os links abaixo e treine com exercícios resolvidos sobre o assunto.

Outras questões relacionadas:

1. Construa frases com metonímia a partir das relações de contiguidade dadas.

https://brainly.com.br/tarefa/9234975

2. "Antes de conceder a você a mão da minha filha, preciso saber qual a sua ocupação, meu jovem." Foram empregadas três figuras de linguagem. Que figuras são?

https://brainly.com.br/tarefa/22314728

3. Que recurso sonoro (figura de linguagem) o poeta utiliza na primeira estrofe para imitar a marcha saltitante dos sapos?

https://brainly.com.br/tarefa/17755532

-----------------------------------------------

Matéria: Língua Portuguesa

Nível: Médio

Perguntas interessantes