Biologia, perguntado por sonya1, 1 ano atrás

exemplos de atuvidades do nosso corpo involutario e volutario que ele faz

Soluções para a tarefa

Respondido por jhonatafloriano
2
cara involuntario é a respiração celular, agora voluntario eu nao sei cara mais pensa aê lembra do que vc faz no seu dia a dia
Respondido por lana1243
1

O movimento involuntário, diferente dos outros, não necessita de controle cortical, pois ocorre ao nível medular. São movimentos reflexos, divididos em três tipos: reflexo miotático, reflexo miotático inverso e reflexo de retirada.

O reflexo miotático baseia-se nas informações fornecidas pelo órgão sensorial denominado fuso muscular. O fuso é formado por células musculares bastante diferenciadas que não possuem sarcômeros na região central, apenas as extremidades são contráteis. As extremidades do fuso muscular são inervadas pelo motoneurônio gama, enquanto as fibras musculares extrafusais ou regulares são inervadas pelo motoneurônio alfa. A fibra fusomotora serve para modular o comprimento da fibra intrafusal, mantendo-a como um sensor ativo em qualquer estado de comprimento muscular. Quando há encurtamento muscular mesmo na ausência de contração ativa, ou seja, devido ao encurtamento passivo por aproximação de origem e inserção musculares, há ativação motora gama por via reflexa, a fim de evitar a deformação das fibras intrafusais, que estão em paralelo às fibras extrafusais, mantendo sua função sensorial. O reflexo miotático é o único reflexo monossináptico humano, ou seja, a conexão entre as raízes sensitiva e motora se faz diretamente no interior do H medular, sem mediação por interneurônios. O reflexo miotático é exigido em situações de recepção (amortecimento) de projéteis, por exemplo, quando a força de impacto causada pelo contato do objeto gera o estiramento muscular, que ativa a circuitária nervosa, causando a contração do tecido muscular estirado.O movimento voluntário executa um comando de forma consciente e controlável. Para isso, o movimento precisa ser organizado inicialmente ao nível de córtex sensório-motor. O córtex motor, mais especificamente, organiza o comando do movimento e envia este comando para um nível central inferior, numa sequência bem definida: córtex pré-motor, controle motor, gânglios da base, tronco encefálico, medula, músculo e cerebelo. O cerebelo faz um ajuste fino e informa ao córtex pré-motor para corrigir o movimento. o potencial de ação chega ao músculo via motoneurônio, iniciando a contração. O evento da contração muscular antecede o movimento, ou seja, antes do movimento propriamente dito começar, já há ativação muscular, realizado pelo encurtamento dos sarcômeros. Há uma necessidade de geração de tensão suficiente para movimentar carga ou vencer resistência.

Perguntas interessantes