exemplo de um fator que contribui para a movimentação da
linfa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
o que é linfa
Explicação:
eu não soeiiiiiii
Respondido por
0
Os fatores que interferem na mobilização da linfa no interior dos vasos linfáticos são principalmente:
- as contrações musculares, que se realizam através dos movimentos corporais comprimem os gânglios linfáticos. Como estes gânglios são providos de válvulas no seu interior, a linfa se encaminha sozinha em sua direção. A atividade muscular, de certa forma, estimula a drenagem linfática. Quando a atividade física é muito intensa ocorre uma ativação do metabolismo muscular, da sua irrigação sangüínea e da quantidade de linfa formada.
- o automatismo dos gânglios linfáticos: quando estes atingem um certo grau de dilatação se contraem automaticamente para dar vazão ao excesso de linfa acumulada.
- a pulsação das artérias vizinhas: a maioria dos vasos linfáticos circulam junto aos vasos sangüíneos que levam o sangue aos diferentes órgãos do corpo. Os vasos sangüíneos apresentam um movimento pulsátil que em parte influencia sobre os gânglios vizinhos favorecendo a sua movimentação.
- os movimentos respiratórios: por seu efeito de dilatação e compressão a caixa torácica e sua cavidade abdominal, estes movimentos favorecem a circulação profunda da linfa. Quanto mais profundos são os movimentos respiratórios maior será seu efeito.
- a força da gravidade: a linfa que circula nos vasos linfáticos da face, cabeça, nuca e colo tem a sua drenagem favorecida pela ação da força da gravidade pincipalmente quando estamos em pé ou sentados. Aquelas partes do corpo que estão na parte inferior do organismo como pés e pernas convém que sejam elevadas para aproveitarmos a força da gravidade.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás