Executivo 1 - gostamos de pessoas que arriscam. Sem risco não tem como as coisas acontecerem. Por isso incentivamos a todos nas empresas a não terem medo de errar e executar. Executivo 2 - semana passada demitimos um executivo por ter tomado uma decisão muito arrojada que trouxe prejuízos demais para a empresa. Qual a inferência mais razoável que podemos retirar destes dois comentários? O executivo 1 é líder de mais pessoas que o executivo 2. O executivo 2 é conservador e provavelmente de uma empresa mais tradicional. Pessoas que arriscam menos crescem mais rápido Fala-se que tomar risco é importante, mas na prática existe uma punição para quem faz de fato.
Soluções para a tarefa
Pergunta 1 - A inferência mais razoável é a de que o executivo 2 é mais conservador e de uma empresa mais tradicional.
Pergunta 2 - Não é possivel determinar se pessoas que arriscam menos crescem mais rápido, pois o processo de crescimento é relativo e depende de muitos outros fatores pertinentes ao ramo em questão.
Pergunta 3 - Tomar risco é de fato muito importante, porém também é importante ler o ambiente que se está inserido. Se você pertence à uma empresa mais tradicional, os riscos tentem a ser menores e as vezes quase inexistentes, se você faz parte de uma empresa com uma cultura mais arrojada, os riscos tendem a ser maiores.
Contudo, a punição acaba por ser tomada, mesmo em uma empresa mais aberta a riscos, ninguém está livre de punições, e novamente, por motivos que dependem de todo um contexto.
O funcionário em questão estava inserido em qual tipo de empresa? Conservador ou arrojado? A decisão foi analisada ou imprudente? Os prejuízos causados são de que proporção? O que poderia ser feito para reverter uma parte disso? Veja, são apenas três de inúmeras questões a cerca do tema.
Como lidar com a cultura organizacional?
Para conseguirmos nos inserir bem no ramo de trabalho que estamos e principalemnte na empresa para qual trabalhamos é de extrema importância se atentar para a cultura organizacional.
A cultura de uma empresa se baseia nos princípios do ambiente. Ao inserir-se nesse ambiente atente-se para quais as regras que devem ser seguidas. Isso vale desde um dress code até tomada de decissões.
Por isso, a dica é: estude o sistema em que você trabalha. Essa é a única certeza de que irá seguir os padrões corretos do ambiente e assim contribuir e crescer na organização com menores riscos em questão de prejuízo para sua imagem e para o contexto da empresa.
Entenda mais sobre cultura organizacional em: https://brainly.com.br/tarefa/14238890
#SPJ4