Evolução dos uniformes do futebol
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Estadão
Veja a evolução de todas as camisas da seleção brasileira de futebolDesde 1914 uniforme passa por modificações nas cores e conta com diversas inovações tecnológicas
Paulo Favero - O Estado de S.Paulo
21 Março 2018 | 16h01
A primeira vez que a seleção brasileira entrou em campo foi em 21 de julho de 1914, contra os ingleses do Exeter City. Na ocasião, utilizou um uniforme branco, com detalhes em azul. Desde então, a roupa de jogo da equipe passou por uma grande evolução, com mudança de cores, estilo e muita tecnologia envolvida.
CONFIRA A EVOLUÇÃO DO UNIFORME DA SELEÇÃO BRASILEIRA
← Role para ver →
Se no início o branco predominava, o verde e o amarelo entraram em campo em 1916. No ano seguinte, a seleção contou com uma camisa vermelha, pois o Chile entrou em campo de branco. Mas até 1950, o uniforme era quase sempre camisa branca com calção azul. Só que após a derrota para o Uruguai, na Copa disputada em casa, o uniforme tradicional foi aposentado.
No Mundial seguinte, disputado em 1954, na Suíça, o Brasil apresentou sua camisa amarela, consagrada até hoje. O gaúcho Aldyr Garcia Schlee venceu um concurso com seu modelo e a partir daí a camisa canarinho foi predominante como o uniforme um da seleção. Quatro anos depois, o Brasil foi campeão do mundo pela primeira vez.
Em 1971, a fabricante de material esportivo Athleta fez o novo uniforme da seleção, já com três estrelas acima do escudo. Em 1977, a CBD, que depois virou CBF, assinou o primeiro contrato com uma empresa do ramo, a adidas, que passou a fazer as camisas. Depois vieram Topper (1979), Umbro (1991) e Nike (1997).
Com o passar dos anos, diversas camisas foram lançadas e a tendência atual aposta na tecnologia para melhorar a performance dos jogadores
Perguntas interessantes