Química, perguntado por silvadsbmah4516, 1 ano atrás

Evitar ou controlar o impacto causado pelas atividades humanas no meio ambiente é uma preocupação mundial. Como em muitas outras atividades, a fabricação de produtos químicos envolve riscos. Mas a indústria química, apontada por muitos anos como vilã nas agressões à natureza, tem investido em equipamentos de controle, em novos sistemas gerenciais e em processos tecnológicos para reduzir ao mínimo o risco de acidentes ecológicos. Quando se utilizam sabões e detergentes nos processos de lavagem – industriais ou domésticos –, os resíduos vão para o sistema de esgoto. Após algum tempo, os resíduos são decompostos por micro-organismos existentes na água. Diz-se, então, que esses compostos são biodegradáveis. As estruturas apresentadas a seguir são exemplos dessas substâncias:Com base nas estruturas observadas, pode-se afirmar que (A) os sabões são produtos de hidrólise ácida de éteres. (B) os detergentes são compostos orgânicos obtidos a partir da hidrólise de gorduras animais e óleos vegetais. (C) os detergentes mais comuns são sais de ácidos sulfônicos de cadeias curtas. (D) tanto os sabões quanto os detergentes derivados de ácidos sulfônicos são denominados catiônicos. (E) na estrutura do sabão, a parte apolar interage com a gordura e a parte polar com a água.

#UFF

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por amandadh
7

A alternativa correta será (E) na estrutura do sabão, a parte apolar interage com a gordura e a parte polar com a água.

Os sabões possuem estrutura apolar com uma porção polar em sua ponta formada pela função sal de ácido carboxílico.

Ao ser inserida na água com gotículas de gordura, a parte polar do sabão se vira para a água (fora) e a parte apolar, para a gordura (dentro), formando micelas.

Já os detergentes são sais de ácidos sulfônicos com cadeias longas. A função sal aparece pela interação entre íons (elementos com carga) do sódio (Na+) e oxigênio (O-).

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes