Comportamentos tecnológicos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 - Não deixe que o virtual prejudique ou até mesmo tire o seu pessoal. Quando passamos a priorizar o relacionamento por mensagens, vídeos e chamadas, perdemos e muito os benefícios que relações realmente diretas com amigos e família trazem. Se está comendo com alguém na mesa, deixe o celular de lado. O mesmo vale para assistir um filme, ir numa festa ou confraternizar em um bar. Viva o momento em questão, sem distração forçada por smartphones que acabam por fazer nunca estarmos em um único lugar ao mesmo tempo, pelo menos não mentalmente.
2 - Construção de expectativas e imagens surreais. Principalmente nas redes sociais, todos queremos mostrar o melhor de cada uma de nossas vidas. Os constantes bombardeios de contos de fadas virtuais acabam por fazer com que a queda seja grande quando a decepção vier. É difícil se contentar com "pouco" ou com simplicidade nos dias de hoje. Mantenha o pé no chão ao se tratar de tecnologia.
3 - Isso também se aplica para o consumo. Enquanto lançamentos constantes nos instigam a comprar e querer mais e mais, novamente, esquecemos da simplicidade e dos pequenos prazeres que a vida nos dá. É importante não deixar de apreciar o que a tecnologia não pode nos dar e não optar pelo prazer fugaz e efêmero que é comprar.
4 - Não podemos viver a vida dos outros. Nessa era de exposição pessoal online, surgiram os influencers, que, independente de tudo bom ou ruim que fazem, podemos acompanhar cada passo de suas vidas. Enquanto famosos sempre existiram, hoje eles, novos ou velhos, podem transformar suas vidas em um reality show. Até ai tudo bem, desde que nos mantenhamos firme nas nossas.
5 - Não deixe se privar de sono, lazer e atividades saudáveis pelo vício de escrolar, assistir séries e coisas do gênero.
6 - Use o modo silencioso do seu smartphone sempre que possível. A constante distração de notificações, vibrações de barulhos chega a ser enlouquecedora em demasiado.
7 - Curtidas e atenção recebida em redes sociais não devem ter relação com sua autoestima.
8 - Cuidado com games mobile, eles podem representar uma tentação ainda maior e constante de distração e fuga da realidade.
9 - Tours, exposeds, Threads... os espetáculos de brigas online acabam por incentivar comportamentos nada empáticos, tóxicos e que podem afetar muito nosso psicológico no longo prazo, até mesmo porque no virtual há uma blindagem e poucas ou nenhuma consequência.
Mesmo com muitas coisas que agravam nosso estresse, a tecnologia também traz inúmeros meios para aliviar o estresse, desde lazeres mais diversos, até mesmo a consultas terapêuticas online, cursos de Yoga, a possibilidade de se trabalhar Home Office e muitas outras coisas. Precisamos somente balancear os benefícios com os malefícios.
Siga nosso Telegram