EVENTO E – relação de termos conceituais contábeis para relatórios gerenciais 12/2018 Ao contrário da Desentendida Modas S.A, em geral, muitos empresários não dão a devida importância ao seguimento contábil e acabam deixando de utilizar, de forma correta, as ferramentas contábeis. Isso ocorre, mesmo eles sabendo que a contabilidade auxilia nas tomadas de decisões e ajuda a controlar todo o patrimônio de forma mais coerente, colaborando eficazmente para o sucesso dos negócios, podendo contribuir para as empresas aumentarem seu patrimônio líquido e sua prosperidade empresarial. Contudo, a contabilidade vem sendo reconhecida devidamente nas empresas. Ao longo dos anos, tem evoluído juntamente com a sociedade, buscando aprimorar e gerenciar todas as informações que contribuem para o processo de tomada de decisão, considerando a evolução tecnológica, a concorrência acirrada e a mudança de mercados. A junção destes fatores faz com que o empresário necessite ainda mais a contabilidade para obter as informações necessárias sobre a realidade das empresas e para, por meio dela, buscar maneiras de tomar decisões que vise a vantagem competitiva operacional. A Contabilidade é uma ciência social e seu objeto de estudo é o Patrimônio, o qual é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. O Patrimônio é um elemento inerente à todas as entidades, sejam elas públicas ou privadas, ou mesmo pessoas físicas ou jurídicas. Para reforçar o relatório gerencial com itens conceituais, o Controller da Desentendida Modas S.A. precisa que você trabalhe na elaboração de uma lista conceitual de termos contábeis. Assim, de acordo isso e com base no texto acima e no CPC 00 (R1) que trata sobre a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, conceitue os seguintes termos abaixo, buscando seus conceitos, contextualizações e exemplos, quando for o caso. ID de identificação dos termos Termos a serem conceituados 1 Ativo 2 Passivo 3 Patrimônio Líquido 4 Receitas 5 Despesas
Soluções para a tarefa
1) Ativo - basicamente, representa os bens e os direitos da organização.
Exemplos:
imóveis (bens)- valorização da área em que a organização está instalada e, consequentemente, o aumento no valor da propriedade empresarial.
contas a receber (direitos)- dinheiro das vendas que foram realizadas a prazo (recebíveis).
2) Passivo - representam os compromissos mensais (pagamentos que devem ser realizados) para a manutenção do negócios.
Exemplos:
pagamento da folha salarial.
pagamento de fornecedores.
3) Patrimônio Líquido - é obtido por meio da diferença ente ativo e passivo. Na prática, evidencia os recursos financeiros que estão disponíveis para os proprietários, sócios e acionistas de uma empresa.
4) Receitas - são representadas por tudo o que é responsável pela entrada de dinheiro na empresa.
Exemplo:
A venda de um produto ou serviço.
5) Despesas - representam os gastos necessários para a manutenção da atividade crucial da empresa (atividade fim).
Exemplo:
gastos com a área administrativa.
Lute pela realização dos seus sonhos!