Eu tava vendo um vídeo de terra planistas por curiosidade(não sou um), e um entrou com um argumento que eu não sabia explicar, e agora estou com uma duvida. Qual a influencia da gravidade em um gás? Exemplo: balão de gás Helio, por que a gravidade não o empurra para baixo, como o que acontece com o corpo humano. Eu sei que a maioria vai falar sobre a densidade do ar, mas da essa resposta a um terra planista só vai confirmar(pra ele) que a gravidade não existe.
Soluções para a tarefa
Bom, sendo o mais curto possível: densidade.
Isso não prova que a gravidade não existe, é sim que há uma força externa que faz com que um balão de gás hélio suba.
Uma analogia prática seria um navio no mar. A densidade do materia que é feito o casco do navio é maior que a densidade de água, porém o navio flutua. Isso se deve ao fato de que o volume total do navio faz com que sua densidade total seja menor e ele ainda sim flutue. A força que explica o fato de ele flutuar é o Empuxo. O mesmo acontece com o Hélio, que possui uma densidade menor que o ar. Isso faz com que um balão com gás Hélio suba.
Um outro exemplo de empuxo seria um prego e uma prancha, por mais que o prego (comparado á uma prancha) seja leve, ele afunda na água e a prancha flutua, pois a densidade do prego é maior que a da água. A prancha por ser um corpo relativamente extenso, comparado ao prego, possui uma densidade menor que a da água devido à distribuição de massa e de seu volume.
O argumento da densidade não prova que a gravidade não existe, pois um corpo imerso em um liquido pode afundar ou não, dependendo de sua densidade.
*A densidade do hélio é de 0,1785 kg/m³ e a do ar 1,225 kg/m³
Fonte: wikipédia.