História, perguntado por landofcookiesleo, 9 meses atrás

Heróis são símbolos poderosos, encarnações de idéias e aspirações [...] São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a serviço da legitimação de regimes políticos [...] Os candidatos a herói não tinham, eles também, profundidade histórica, não tinham a estatura exigida para o papel. Não pertenciam ao movimento da propaganda republicana, ativa desde 1870 [...] A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação. CARVALHO, J. M. de. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. p. 55-57.

O texto acima mostra como se estabeleceu a figura do herói nacional no contexto da Proclamação da República. Assinale a alternativa correta.

a) A figura escolhida como herói nacional foi Tiradentes, líder republicano da Inconfidência Mineira. Essa figura demonstra como o imaginário social pode ser formado a partir de desejo de determinados grupos.

b) Escolher um herói nacional faz parte da dinâmica de todas as sociedades. Com a chegada da República, o novo governo buscou atender aos anseios das classes populares e estabelece alguém que tivesse identificação com os grupos mais baixos.

c) O novo herói republicano, Tiradentes, é visto como um personagem incompleto, que apesar de sua participação em um importante movimento não cumpria os ideias dos responsáveis pela proclamação da República.

d) Um herói nacional necessariamente surge dos anseios da sociedade, por isso a escolha de Tiradentes, identific

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaramaia405
3

Resposta:

letra c

é só isso ok.......

Perguntas interessantes