História, perguntado por N0T49R0, 11 meses atrás

Eu sei que é pedir muito mais do que eu já pedi, mas preciso do resumo sobre a mineração no Brasil (descoberta do ouro, crise portuguesa, controle da mineração, revoltas , etc.)​

Soluções para a tarefa

Respondido por bruna28857
5

Mineração no Brasil

A descoberta do ouro

A descoberta do ouro, no final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais foi importante para a expansão territorial e para uma nova organização administrativa da colônia. Em 1693, no tempo em que se descobriu ouro nas regiões das minas, foram criadas as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Entretanto, com o massacre dos paulistas em 1709 no conflito que ficou conhecido como "guerra dos emboabas" (confronto entre bandeirantes paulistas e forasteiros que procuravam ouro e pedras preciosas), teve início uma intervenção mais efetiva da Coroa na região de Minas Gerais: Minas foi separada da capitania do Rio de Janeiro, tendo sido criada a capitania de São Paulo, em substituição à de São Vicente - adquirida em 1710 pela Coroa. Além dela, outras foram compradas, como as de Pernambuco (1716) e Espírito Santo (1718), dando nova feição à administração portuguesa na colônia, mais presente e interiorizada.

A crise portuguesa

Na segunda metade do século XVII, uma grave crise econômica atingiu os países europeus e mais intensamente a Portugal. A economia portuguesa dependia basicamente dos produtos vindos das colônias. A coroa portuguesa tomou algumas iniciativas para reverter a crise. Todas as iniciativas foram para intensificar o controle sobre suas colônias na esperança de solucionar a crise, como: em 1642, criou o Conselho Ultramarino, que era o órgão para ampliar o controle sobre os domínios coloniais, o que na prática, significava um monopólio (posse exclusiva, isto é, situação em que uma única empresa ou pessoa domina a oferta de determinado produto ou serviço) dos produtos pela coroa e não mais do comércio livre; em 1649, criou a Companhia Geral de Comércio do Brasil, que teve o monopólio do comércio de toda a região; em 1682, foi criado a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão para, além de outras coisas, abastecer os proprietários do Maranhão com escravos africanos; a partir de 1696, decidiu acabar com as autonomias das Câmaras municipais e elas passam a ser dirigidas pelos juízes de fora, que eram agentes diretos do rei; fundou a Colônia de Sacramento (atual Uruguai) para facilitar o acesso à prata extraída na América Espanhola; estimulou a organização de expedições para descobrir metais e pedras preciosas nas colônias, e, como já existiam muitas expedições aventurando-se à procura de ouro no interior do Brasil, a Coroa portuguesa ofereceu várias recompensas aos bandeirantes que descobrissem metais preciosos.

Controle da mineração

Com a nova descoberta, a necessidade de controle sobre a exploração de jazida aumentou. Os crimes se alastraram por toda a região das minas, houve aumento no preço de escravos e animais e inúmeros povos indígenas foram extintos. O tráfico de pedras preciosas e as disputas em torno da propriedade das minas acarretaram na criação de vários órgãos oficiais que deveriam regulamentar o desenvolvimento no espaço colonial.

Revoltas

Entre as revoltas nativistas mais importantes estão:

• Revolta dos Beckman: ocorreu no Maranhão, em 1684. Foi a única revolta do século XVII. Seus líderes foram os irmãos Manuel e Tomas Beckman, os quais reivindicavam melhorias na administração colonial. Os portugueses reprimiram os revoltosos violentamente.

• Guerra dos Emboabas: foi um conflito ocorrido entre 1708 e 1709, em Minas Gerais. Isso aconteceu porque os bandeirantes paulistas queriam ter exclusividade na exploração do ouro recém descoberto no Brasil, porém muitos portugueses chegavam à colônia para investir na exploração. A tensão culminou em conflito entre as partes.

• Guerra dos Mascates: aconteceu entre 1710 e 1711, em Pernambuco. O confronto envolveu senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife. A elevação de Olinda à categoria de vila desagradou os comerciantes enriquecidos de Recife, gerando um conflito. O conflito acabou com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.

• Revolta de Filipe dos Santos: aconteceu em 1720 e representou a insatisfação dos donos de minas de ouro em Vila Rica com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição. O movimento foi encerrado violentamente pela Coroa Portuguesa, e seu líder, Filipe dos Santos Freire, condenado à morte.

As revoltas separatistas que se destacaram foram:

• Inconfidência Mineira: revolta ocorrida em Minas Gerais, em 1789, a qual era contra a exploração do Brasil, e por isso, pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal. Porém o movimento foi descoberto e seus participantes foram punidos pela metrópole. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo aos demais do que aconteceria aos descontentes com Portugal.

• Conjuração Baiana: movimento ocorrido na Bahia, em 1798, o qual pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com a escravidão. Porem foi severamente punido pela Coroa Portuguesa.

Perguntas interessantes