(eu sei que é longo mas vai me ajudar bastante pfv ajudem) 01)“Ao longo dos duzentos primeiros anos de dominação colonial, os espanhóis desenvolveram um setor mineiro que permitiu a manutenção da economia metropolitana e da posição internacional espanhola em meio às demais nações da Europa ocidental. As primeiras descobertas ocorreram no México e no Peru, no curto período de vinte anos (1545-65). Os enclaves necessitavam de grande quantidade de mão-de-obra indígena, que, recrutada por sorteio, era encaminhada periodicamente às minas, retornando a seguir às comunidades de origem para ser substituída por novos contingentes requisitados de igual maneira.” (STANLEY, J. S. e STEIN, B. “A herança colonial na América Latina”. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976, p.29-35) O texto nos remete a uma especificidade da economia colonial da América Espanhola, qual seja, a utilização em larga escala do trabalho compulsório indígena. A este respeito, atenda ao solicitado a seguir. a) Justifique a utilização, na América Hispânica, da mão-de-obra indígena, preferencialmente, em relação à mão-de-obra negra africana: b) Cite e explique duas formas de utilização da mão-de-obra indígena na América Espanhola: 02) A empresa colonial espanhola na América teve na exploração dos metais preciosos sua principal base econômica. a) Aponte as principais implicações desse fato na prática econômica da Espanha: 03) Uma comparação superficial entre as sociedades ibéricas e ibero-americanas por volta de 1700 sugere que os ibéricos haviam logrado reproduzir no México, no altiplano andino e ao longo das costas brasileiras, uma réplica (pelo menos um simulacro) de suas próprias sociedades. (STANLEY, J. S. e STEIN, B. A Herança Colonial na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.) a) Cite duas características da sociedade colonial da América portuguesa. b) Estabeleça uma diferença quanto à participação política dos "chapetones" e "criollos" nas colônias espanholas da América.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:a) Um dos princípios que regia os grandes estados nacionais no século XV na Europa era o mercantilismo. Uma de suas diretivas era que uma grande nação tinha que ter uma boa reserva de metais, para conseguir cunhar suas moedas. Por isso, as colônias foram essenciais para o império espanhol conseguir ter metais.
b) Era necessário que a Coroa estabelecesse um sistema de extração, pesagem e exportação dos metais para a Espanha. Este processo também criou um mercado interno.
Bons estudos!
espero ter ajudado :)
Capuccinin25:
ajudou no começo!
Perguntas interessantes