Eu preciso fazer um resumo em português de um artigo em inglês, porém preciso de ajuda para alguém conseguir traduzir o artigo, pois o meu inglês não é fluente ainda. Eu agradeço imensamente quem puder me ajudar.
Soluções para a tarefa
Funcionalidade, Usabilidade,
e experiência do usuário:
Três áreas de preocupação
Niamh McNamara | University College Cork, Irlanda | [email protected]
Jurek Kirakowski | University College Cork, Irlanda | [email protected]
A AVALIAÇÃO É UMA ATIVIDADE DE FLUXO PRINCIPAL EM HCI. Por muitos anos nós vimos o
surgimento de uma infinidade de técnicas para medir a avaliação da qualidade orientada
tecnologia: usabilidade, satisfação, eficiência, eficácia, capacidade de aprendizado, utilidade e
em. Nos últimos tempos, no entanto, a discussão parece ter seguido em frente. Questões em torno
o relacionamento mais amplo entre pessoas e tecnologia ou a experiência do usuário é popular.
E vimos vários novos conceitos surgindo, como engajamento, prazer, presença e diversão, para citar alguns. Seus proponentes sugerem que esses conceitos representam
aspectos importantes do uso que são omitidos pelas abordagens tradicionais de avaliação. Nós temos
ouvi tudo antes, claro, mas as palavras são novas.
No entanto, o imperador realmente tem roupas novas? Em seus esforços para explorar conceitos relacionados à experiência do usuário, os pesquisadores têm demorado a articular como seus
as propostas devem ser medidas ou, na verdade, se podem ser medidas. Claramente o que é
necessária é uma discussão organizada sobre quais aspectos do uso precisam ser investigados
chega a hora da avaliação e como eles poderiam ser avaliados. Propomos que quando
avaliando a tecnologia, há três elementos primários que precisam ser considerados, a saber, o produto, a interação entre o usuário e o produto e a experiência de
usando o produto. Cada um destes três elementos representa um único mas interdependente
aspecto de uso. Estas são Funcionalidade (produto), Usabilidade (interação) e Experiência
(experiência de usuário). Cada área faz uma pergunta diferente sobre o uso usando uma linguagem diferente do discurso.
O QUE DEVEMOS AVALIAR? Alguém enviando uma mensagem
de texto com:
teclado numérico pode muito bem concordar que a usabilidade da interface é horrível, mas a sua experiência pode ser muito imersiva e compulsiva, e, como vemos, diferentes telefones
móveis
operadores empacotam diferentes tipos de funcionalidades com seus produtos, na esperança de atrair diferentes setores de mercado. É por isso que sugerimos
que Funcionalidade, Usabilidade e Experiência representam
três aspectos do uso que precisam ser considerados
ao projetar e avaliar a tecnologia [9].
Funcionalidade é uma questão técnica e se refere somente
o produto. Neste caso, o objetivo da avaliação é
para responder à pergunta: "O que faz o produto
A utilidade dos recursos, manutenibilidade e confiabilidade do dispositivo são alguns dos problemas que poderiam
abordada em tal avaliação.
Usabilidade é uma característica da interação
entre o usuário e o produto. É um problema do usuário;
portanto, o produto precisa ser testado com *No gráfico: Experiencia, usabilidade, funcionalidade
interações / novembro + dezembro 2006
Seção especial espera & medidas
Comercial.
Os critérios de apoio e facilitação de metas são importantes aqui para responder às
pergunta: "Posso fazer o produto fazer o que eu quero fazer?"
Finalmente, a experiência do usuário considera a relação mais ampla entre o produto e
o usuário para investigar a experiência pessoal do indivíduo em usá-lo. De acordo
para McCarthy e Wright [7, 8] essas questões podem incluir “como a pessoa se sentia
a experiência, o que significou para eles, se era importante para eles, e se
sentou-se confortavelmente com seus outros valores e objetivos. ”
Esses três elementos não são estritamente independentes um do outro. Por exemplo, embora
a usabilidade não é uma característica do produto, características físicas do produto, como o nível de
funcionalidade e a maneira como os recursos são implementados podem ter um impacto na usabilidade. Foi sugerido recentemente que a estética do dispositivo pode influenciar a percepção
usabilidade antes do uso real [12]. A aparência do dispositivo também pode afetar a experiência do usuário, pois as pessoas se expressam por meio dos produtos de consumo que possuem.