Eu preciso de ajuda!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Alternativa “d”.
2-Alternativa “a”.
3-Alternativa “a”.
4-Alternativa ‘c’.
Explicação:
1-a) O sódio doa um elétron para o cloro: Na+ + Cl- → NaCl;
b) O magnésio doa dois elétrons para dois átomos de cloro: Mg2+ + Cl- → Mg(Cl)2;
c) Cada cálcio doa um elétron para cada oxigênio: Ca2+ + O2- → CaO;
d) Nesse caso, tanto o hidrogênio quanto o cloro precisam receber um elétron cada um para ficarem estáveis. Assim, realiza-se uma ligação covalente, em que eles compartilham um par de elétrons → HCl;
e) Dois átomos de sódio doam um elétron cada um para um átomo de oxigênio: Na+ + O2- → Na2O.
2-O “Al” é da família do boro ou 3, o que significa que ele possui 3 elétrons na camada de valência, precisando doá-los para ficar estável. Assim, ele forma o cátion Al3+. Já o “O” é da família dos calcogênios ou 16, ou seja, possui 6 elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável. Portanto, ele forma o ânion: O2-.
Desse modo, são necessários dois átomos de Al para estabilizar três átomos de O, sendo doados, no total, seis elétrons para os átomos de oxigênio: Al2O3.
Uma forma mais simples é apenas trocar os números das cargas, como é mostrado abaixo:
Fórmula de ligação iônica.
3-Visto que o número atômico do magnésio é 12, realizando a sua distribuição eletrônica (2-8-2), vemos que ele é da família 2 e possui 2 elétrons na camada de valência, formando o cátion bivalente: Mg2+. Enquanto isso, o nitrogênio tem a seguinte distribuição eletrônica: 2-5, ou seja, possui 5 elétrons na camada de valência, sendo da família 15 e precisando receber mais 3 elétrons para ficar estável. Por isso, ele forma o ânion trivalente: N3-.
Desse modo, a fórmula unitária do composto será:
Mg2+ + N3- → Mg3N2
4-Os compostos iônicos na fase líquida (fundidos) conduzem corrente elétrica porque os íons ficam livres (cátions e ânions separados). Na fase sólida, não conduzem porque os íons estão firmemente ligados uns aos outros.